sábado, 12 de março de 2022

 Numa consulta médica para uma histeroscopia, quiseram colocar-me um DIU (dispositivo intra-uterino que liberta hormonas) de nome Mirena. 

Rejeitei. 

Algo em mim ainda me faz desejar manter o organismo o mais "limpo" possível. Sem hormonas injectadas para o seu interior. 

O DIU não faz só prevenir uma gravidez. Ele é quase que "impingido" às mulheres, porque combate os ciclos menstruais pesados e impede que as paredes do útero engrossem, causando assim um sangramento pesado e o possível aparecimento de pólipos. 

Fiquei tentada. Mas não menstruar é para mim, ainda que nesta idade já avançada, algo que me assusta um pouco, pelo que significa. Representa o fim de um ciclo. O fim da capacidade reprodutiva. O fim de gerar vida. A morte. 

Sei que estou perto da morte mais do que da vida. Facto que não me incomodaria, se tivesse chegado a gerar vida. Acho que serei muito velhinha e provavelmente ainda terei alguns problemas com o rumo que a minha vida tomou nesse sentido e provavelmente alimentarei alguma esperança neste sentido. É que barrigas de aluguer já existem há anos!

Ridículo, bem sei. 

Mas... é como sinto. 

Tivesse eu agora o dinheiro do Ronaldo - e fazia o mesmo que ele fez: criou o Cristianinho num tubo de laboratório.

7 comentários:

  1. Nunca ouvi ninguém criticar o C.Ronaldo por comprar filhos. Enfim...filhos de supermercado. Será que os filhos que tem com a namorada não foram feitos na forma dita normal? Também não quero saber.
    Da sua vida e no seu corpo manda você.
    .
    Feliz fim-de-semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que as pessoas seriam capazes de fazer se dinheiro não fosse obstáculo Rycardo? Já pensou nisso?

      Vem-me à lembrança estrelas de Hollywood como Sandra Bullock que acabaram a adoptar uma criança depois dos 40. Como mulheres, devem ter adiado a vontade, adiado, adiado e quando foram a ver... perderam a carruagem. Eu não os tive, mas também seria complicado ter. Não cheguei a casar - embora não tenha sido esse o impedimento. Elas tinham namorados, noivos, maridos... Relacões sérias. Que não lhes trouxeram frutos. Eles, que são meio avessos a rebentos, esperam até chegarem quase aos 70 para se juntarem a uma jovem na casa dos 20 ecomeçarem a se reproduzir. São pais aos 60 anos. Mas elas, nós mulheres, se não o conseguirmos aos 30... É injustíssimo. Se a ciência reprodutiva serve para alguma coisa, devia servir para equilibrar essa injustiça. Já que um homem pode usar uma mulher jovem a qualquer altura da sua vida para gerar filhos, a mesma igualdade devia ser dada à mulher. Também esta, aos 70, devia ser autorizada a recorrer a uma mulher mais jovem para gerar filhos. Porque não??

      Estas artistas chegaram aos 40 e tiveram de adoptar. As que foram mães biológicas, escondem se chegaram a ficar grávidas e a gerar filhos, ou se alugaram uma barriga de aluguer. Mas tendo dinheiro e chegando aos 40, adoptam.

      Eliminar
    2. Para não falar nos casais gays - esses têm filhos biológicos claramente gerados em barriga de aluguer.

      Portanto, vários tipos de homem usam jovens mulheres para satisfazeram as suas necessidades reprodutivas.

      Porque não pode uma mulher usar outra mulher para o mesmo? E não digo uma jovem mulher que precisa do útero de outra. Digo uma mulher na casa dos 40, 50, 60, que tenha por exemplo, congelado os seus óvulos e queira que um deles chegue a ser uma vida. No seu útero já não dá mas no útero de outra mulher isso é possível.

      Havendo muuuuuito dinheiro, Rycardo, se homem rico consegue, se homossexual consegue, porque não uma mulher?

      Eliminar
  2. Decisões individuais.
    Eu resisti muito tempo ao DIU também.
    Mas depois achei uma benção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que deve mesmo ser muito prático e conveniente! Mas a maior parte do tempo que me estava destinado para passar por o "martírio" que é a menstruação pesada está praticamente todo no passado. Se aguentei tantos meses, anos, décadas disso, agora que se aproxima o final, dá para aguentar um pouco mais.

      Se o corpo não concordar, aí então vou pensar nisso. Afinal, não quero problemas de saúde "chatos". A idade já traz muitos adicionais, como a incontinência, e se isso estiver no meu futuro (cruzes!) chega e sobra como constrangimento ahah.

      Eliminar
  3. O DIU impede o período? A minha nora usa um desde que foi mãe a primeira vez. Usou quase 10 anos. Depois tirou para engravidar de novo e voltou a usar depois da Margarida nascer, porque ela não pode tomar a pílula. Não sei qual é a marca mas ela menstrua.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode estar a esclarecer-me Elvira. Pois nao cheguei a aprofundar a questao. Imaginei as hormonas a interferir com o ciclo menstrual tal como o faz a pilula e me incomodou. A pilula tem de se parar de tomar para menstruar o diu, imaginei que estando implantado nao oferece a mesma opcao portanto osteria sempre a impedir a menstruacao de descer. Mas na verdade disseram-me que teria a capacidade de reduzir o fluxo menstrual impedindo as paredes de engrossar por estar sempre a libertar um pouco de hormonas. Agora se impede uma gravidez por soltar hormonas suficientes para impedir a ovulacao (sera que e isso mesmo que impede ou impede uma fecundacao?) Sera que pode impedir a mentruacao? Me disseram que ia demorar ate 6 meses a fazer efeito. Nao e nada imediato. Pelo que faz sentido que se menstrue pelo menos de inicio. Ou se calhar dependent do nivel de hormonas libertadas. Quando era mais jovem sugeriram-me o implante no braço. Mas embora admire o progresso despite tipo de coisas acabo sempre por sentir que o corpo quer evoluir naturalmente, sem artificios. Quer menstruar todo o mes - mesmo que isso seja um inconveniente que nos aborrece... todos os meses 🤗

      Sabe o que acabei de descobrir? Em poucos Anos volvidos desde a invencao da pilula e a pesar de nos ensinarem biologia na escola, e impressionante como sabemos pouco sobre como o que existe disponivel no mercado funciona no nosso organismo. Ja os assimilamos e aceitamos com tanta naturalidade que nem chegamos a reflectir nas reaccoes biologicas que desencadeiam e como estas sao possiveis.
      Se a sua nora nao pode tomar a pilula ela pode ter o diu? Nao sao ha mesma hormonios?

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!