quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Sabem do que venho a sentir falta para esta quadra do Natal?



De estrear roupa nova.
A sensação de usar roupa nova, ou então, não sendo nova, era para a ocasião.

Tenho saudades do vestir "bonito", de usar um bom penteado, sapato novo, estar toda nos "trinques" e cheirar a banho recém-tomado misturado com o cheiro de roupas lavadas e perfumadas.

Ainda que a seguir, o Natal - na casa dos meus avós - significasse ajudar nos preparativos, nada disso apagava a alegria de sentir que a ocasião era especial ao ponto de se usar roupa bonita e ter adormecido num pijama novo e perfurmado.


Nem me lembro mais quando ocorreu a última vez que me vesti para a ocasião, com botas novas, camisola e calças também. Acho que tinha 17 anos...

Pelo menos nos anteriores 17 Natais tenho estado até o último minuto a limpar ou a cozinhar. Toda suada e com roupa confortável que se pode sujar. O banho é tomado a correr, apenas minutos antes de aparecer os primeiros familiares. E veste-se algo prático, mantêm-se os chinelos nos pés e o cabelo? Esse ainda está húmido e é preso com uma mola por ser mais rápido.



Gostava de passar um Natal toda arranjada. Bonita. Maquilhada e com o cabelo saído do cabeleireiro, onde foi apanhado por um profissional. Sem obrigações de fazer nada, só de estar cativante.

Mas esse natal só em sonhos.
Cresci e não sei mais o que isso é :)

Mas um dia, um dia vou repetir estas lembranças.
No dia 25 vou usar tudo novo da cabeça aos pés. E terei adormecido na véspera em lençóis limpos e perfumados, usando o pijama novo,  acabado de desembrulhar. 


(A probabilidade disso acontecer talvez seja quando já não existir família para vir comer e estiver sozinha num lar. Nesse lar os «tomadores de conta» de velhos irão tratar-me como se fosse deficiente mental e impor uma celebração natalícia infantil e débil).





2 comentários:

  1. Engraçado. Esta semana pensava nisso precisamente e achei que este ano o meu Natal não é na minha casa e podia fazer isso, mas desisti, vou ter de ajudar na mesma e o Natal em casa, seja de quem for, deve ser confortável e sem medo de estragar a roupa... Sei lá, talvez um dia.. :)

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, bom Natal! Gaja maria.

    Sim, é verdade. Não dá para estar bem vestidinha, calçada, penteada e perfurmada e ter de ajudar nos preparativos. Em casa usa-se chinelos, robe e roupa folgada e velha, eheheh! Não pode ser de outro modo se as lides tiverem de ser feitas.
    Quando era criança sabia sempre que ia a casa dos meus avós viver o natal, mas também ajudava a montar a mesa, a lavar louça, a cortar fruta... Ainda assim, mesmo laborando um pouco, era possível manter a "elegância". Já os adultos, de volta de tachos e panelas fumegantes... convenhamos, não dá. Só se o Natal deixar de ser Natal... E fizerem como «aqueles outros» que no Natal contrataram os serviços de restauração de um chef e passam a ceia num restaurante. Sempre bem vestidos ;)

    Boas festas

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!