domingo, 19 de novembro de 2017

Os dias num mês de vida feminina


Noutro dia a Ana, do Escrevi e Vivi, fez um post sobre a primeira menstruação.
Estava aqui quase a dormir mas incapaz de entrar no sono devido a uma circunstância alheia e foi então que tive vontade de vir escrever sobre o mesmo assunto. Já o fiz antes, mas aqui vai novamente. Os mais sensíveis ao tema ficam já avisados e estão a tempo de voltar atrás Eheheh.

Estou «quase» a ficar menstruada. E quando digo quase, quero dizer que pode levar 10 dias. O meu corpo já mo está a avisar faz dois. E como avisa? "Sente-se" as entranhas do aparelho reprodutivo. A melhor forma que encontro para descrever a sensação é de que o útero está a ser esticado como se estica um elástico. Sente-se toda aquela tensão do esforço. É uma sensação permanente. Não vai embora durante todas as vinte e quatro horas que dura um dia. Outro dos avisos do corpo feminino é essa mesma sensação nos seios. A sensibilidade dos mesmos está ao rubro e é como se se sentisse esse rubro. O mês passado alguém veio dar-me um abraço durante estes dias e devo dizer que a mulher tem sempre de disfarçar... dores. A simples compressão do peito foi dolorosa.

Isto tudo porque a natureza nos quer mães!
Embora cada caso seja um caso em tudo o que aqui vou descrever, no geral o ciclo de uma mulher saudável surge a cada 26 a 28 dias. Quando a menstruação desce, pode durar de 3 até 7 dias. 

 O que aqui vou frisar é a matemática de tudo isto. Para que se compreenda como é um mês na vida de uma mulher. E depois o outro,  o outro, e o outro... sem fim. 

Um mês tem 30 ou 31 dias. A menstruação de uma mulher vulgarmente diz-se que vem "todos os meses", mas na realidade o ciclo é menor que o do calendário convencional, no geral rondando uns estimados 28 dias. 

Parece um intervalo de tempo «aceitável» mas a realidade é diferente.


Vou usar para ilustrar melhor a situação, a menstruação anterior. Que surgiu no dia 1 de Novembro. Reparem, estamos a 19 e desde o dia 17 que o corpo «mudou» e já está a dar sinais físicos de dor e desconforto. E de quanto durou o ciclo? Aproximadamente sete dias. O que significa que chegou a 1 e foi embora a sete. Apenas 10 dias depois, o corpo já avisa que deu início à fase de maturação do óvulo, preparando-se para o fazer descer ao útero e, eventualmente, expulsar. 


Penso que neste instante o que «sinto» com esta sensação de tensão elástica e sensibilidade é o malandro do óvulo a passear feliz desde a trompas de falópio em direcção ao útero. E pode levar 10 dias nisto. Enquanto o malandro viaja, não se incomoda de «expandir» as paredes à sua passagem, de forma a incomodar o hospedeiro KKKkk

 Quando chegar ao destino, aloja-se por um dia e impaciente e chateado por não ter tido companhia para o receber, decide explodir com aquela cena toda! E é então que se dá a menstruação. Por sete dias. 

Resumo matemático:
A mulher tem em média apenas 10 dias no mês em que não sente nada incómodo relacionado com a sua  feminilidade. 


6 comentários:

  1. Todas as mulheres são assim? É que é a primeira vez que oiço falar desses transtornos com tanta antecedência. A minha sobrinha e a minha nora, queixam-se de dores de cabeça que começam dois dias antes , mas nunca lhes ouvi falar de outros sintomas.
    Não falo por mim, pois que nunca fui saudável nesse aspeto, fiz três cirurgias "de barriga aberta" a última das quais aos 39 anos, em que me fizeram histerectomia total, com anexotomia bilateral. Fui menstruada 30 anos, mas num ano tinha no máximo 5 a 6 menstruações. Isso acontecia devido a vários problemas que levaram à esterilidade e às ditas 3 cirurgias.
    Tenho um filho com 37 anos que adotamos com 15 dias de nascido.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. E só quem é mulher consegue entender, somos mesmo umas guerreiras! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a minha filha mais velha sofre um bocado nos dias de menstruação.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. "A mulher tem em média apenas 10 dias no mês em que não sente nada incómodo", ora aí está uma grande verdade. Ele é sofrimento antes, durante e depois da menstruação. Ser mulher não é fácil mesmo!
    E eu a pensar que era só comigo que aconteciam essas coisas!
    O que noto são variações dos sintomas conforme os anos passam. Nos primeiros anos, sentia o que eu chamava um "cinto de dores" porque em toda a volta da minha cintura sentia dores durante a menstruação. Com o passar do tempo isso deixou de acontecer.
    Dores nos seios são o sintoma que nunca foram embora. Às vezes até sentir o vento na roupa já causa dores lol. E quando o carro onde vou pula aquelas lombas que existem na estrada? Só dá vontade de gritar com o condutor (seja lá ele qual for): passa devagar desgraçaaaaaa! ahahah
    Nos últimos anos o que sinto 1 dia antes da menstruação é uma dor no lado direito e aí já sei que vai chegar...
    Ah e uma vez lavei a cabeça com agua quase fria quando estava com o período. Era verão e achei que não ia ter problema mas desde esse dia passei a ter enxaquecas 2 dias antes da menstruação e só param se tomar um paracetamol.
    Ai! só de pensar que ainda me faltam uns aninhos para me livrar disto, não sei se rio ou se choro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ANA,
      como te entendo. Sabes o que falta a nós, mulheres? FALAR sobre isto umas com as outras, desde cedo. Fica sempre aquele assunto "tabu", íntimo, pessoal. Hoje fala-se assim, mas também não se trocam ideias entre nós.

      Parece incrível que só com muitos anos disto é que nós vamos entendendo coisas como não sermos as únicas, ou que existem femeas que vivem o mesmo período de forma diferente.

      Eu fiquei surpresa no instante em que entendi que haviam mulheres que não tinham a menstruação como EU. Fiquei a mirar o rosto da primeira que soube que só tinha menstruação três dias e pouco corrimento como se tivesse descoberto algo fantástico...

      Até essa consciência, pensei que TODAS tinham um corrimento abundante, que obrigava idas aos WC de hora a hora, para não exceder o periodo de conforto. Mas ali estava ela, passadas 3h após me ter pedido para não a deixar se distrair com a festa e a alertar para ir ao WC, a dizer-me que ainda estava bem...

      E quando soube o absorvente que ela usava no PRIMEIRO dia e todos os dias da menstruação, fiquei novamente pasma. Usava o menor, aquele que não me dava para coisa alguma! Aquele que, se usasse, permitia meia-hora sem ter de ir trocar...

      Eu tentava ao máximo tirar 3h dos meus absorventes - permanecendo imóvel o máximo que pudesse e ao lado de um WC para correr para lá assim que me levantasse. Porque todos os absorventes dos melhores, no máximo, davam 2h. Depois não sei se pioraram de qualidade, passaram a hora e meia. Mas isso é o tempo máximo... já existe um risco após os primeiros 60 minutos.

      Eu pensava, ignorantemente, que todas as mulheres, com poucas alterações, tinham o mesmo padrão. Quando era criança as mães falavam entre si, sobre a menstruação das filhas. E eu pensei que era normal... porque me foi dito que era "assim mesmo".

      Hoje em dia e desde as últimas 2 décadas, é comum entre os pais mais "informados", levarem as filhas a uma consulta de genecologia assim que ficam menstruadas. O que é "intimidante" para uma menina... E pode parecer que a mãe está, de certa forma, a "divorciar-se" do seu papel de ser a pessoa que esclarece a filha... Ao mesmo tempo que a introduz a um hábito que a vai deixar mais à vontade para se iniciar na vida sexual - visto que é ali que se tiram dúvidas e se obtém contraceptivos.

      Essa parte as mães de antigamente aguardavam para contar na noite de núpcias! Kkkk

      Olha, não te queiras ver livre disso porque, sai uma coisa, entram outras tantas! Quando isto se for embora, é sinal que estamos a meio caminho da morte. Essa parte de nós já morreu... Eu imagino o pânico depressivo que daí pode vir. Queremos é sentir que ficamos mais saudáveis, não mais débeis...

      Ainda estou aqui à espera da "explosão", com os sintomas menos fortes mas ainda presentes. Acho que é para rir e para chorar, né?

      BOM FDS!

      Eliminar
  5. Eu achava que tinha sorte por só ter tido a primeira aos quinze, passar meses sem ter, apenas sentir uma leve pressão na barriga um ou dois dias antes como um aviso, só duas vezes é que tive dores - o eu achava, aqui vem o outro lado, é por causa das enxaquecas que estarão relacionadas, antes e/ou depois, embora nem sempre, dores de cabeça e enjoos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!