quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Saúde e sensações


Hoje estou de folga mas nem me apetecia estar.

Não fosse pelas noites e manhãs de horas com tosse e sensação de fraqueza, acho até que teria pedido para ir trabalhar. Será que esta preferência advém da falta de conforto aquando no lar?

Os meus planos passavam por sair nos dias de folga. Dar umas voltas, tentar conhecer melhor os lugares que me rodeiam, encontrar bons sítios para comprar alguns presentes e levar para Portugal... Mas o despertar fraco e doente me impediu de concretizar qualquer dos desejos. Isso e a chuva constante, o frio...



Finalmente consegui ficar inscrita no NHS - o sistema de saúde inglês. E consegui uma consulta para hoje cedo. Mas quem disse que consegui? Deixei de ir ao médico por estar doente!!! Ahahha.
Esta é demais. 

Mas tive vários motivos para achar que a consulta não ia ser produtiva. 
Queriam uma amostra de urina e, como estou, ando a urinar de duas em duas horas... Nem sei que tipo de xixi queriam, só me deram um frasco e nada mais disseram. Seria o primeiro da manhã? Qual deles?? Poderia fazer análises ao sangue tendo ingerido alimentos açucarados duas vezes durante a madrugada? Afinal, trabalhei madrugada adentro... 

Não estava em condições físicas, orgânicas, psicológicas, por isso adiei. 
Também de pouco me adiantaria, viajo em menos de uma semana. É em Portugal que ainda espero poder tratar de alguns aspectos relacionados com a saúde. Mas esperava fazê-lo saudável, não assim!

Muitas pessoas que moram nesta cidade dizem que os médicos aqui não valem nada. Mais que uma já me relatou que vai-se ao médico com qualquer queixa e este responde que "está tudo bem". Receita uma coisa qualquer e põe-te a andar...

Tenho receio desse descaso
Por pior que seja o sistema de saúde Português, penso que é difícil encontrar médicos que façam pouco caso das mazelas dos pacientes.




Se, a tirar pelo exemplo do que experienciei ontem - quando consultada por alguém que me foi dito que seria uma enfermeira, tudo o que aqui querem saber é se bebes e fumas. Algo que especificas com detalhe na inscrição, que te voltam a perguntar um mês depois aquando o registo e no final ainda te entregam outro papel para que voltes a repetir o mesmo. Fui oscultada nas costas. Ainda perguntei se precisava estar com a coluna direita, mas responderam-me que era indiferente e mandaram-me inspirar e expirar normalmente. Mal inspirei, ainda ia a meio do expirar já o coiso redondo saía de um sítio nas costas, para outro. 

Diagnóstico?
-"They're clean. I believe you got an english bug!"
-"Estão limpos. Acho que apanhou um bichinho inglês!"

Pois...
Mas eu conheço a força dos «bichinhos ingleses». Foi depois de apanhar um «bichinho» inglês aquando estudante que todo o meu sistema imunitário se fragilizou e logo a seguir vieram os diagnósticos de anemia e tiroide. Que não se menosprezem os «bichinhos ingleses».




Na outra esfera de preocupações ligeiras, está o ambiente em casa. O indivíduo regressou, e com ele cada qual se evita um pouco mais. A pesar de ser incrível o número de vezes que as portas cá de casa abrem e fecham - um absurdo realmente, acho que chega à centena - cada qual se evita ao máximo. Ainda agora, em que fui buscar ao piso de baixo a roupa que consegui finalmente colocar a lavar, mais para deixar a máquina disponível para outra pessoa que por outra qualquer razão, a porta do quarto da rapariga estava aberta, a música saía alta mas, ao me ouvir descer, a primeira coisa que ela fez foi empurrar a porta para a encostar. Não satisfeita, ainda a empurrou para fechar antes que me aproximasse. Não sei... achei aquele gesto um pouco grosseiro. Porque se me apanham de porta aberta, eu não a vou fechar de imediato. A outra pessoa podia interpretar isso como uma indelicadeza à sua presença notada. 

A minha tosse impossibilita que a minha presença não seja notada.


Agora o que realmente me surpreende é a quantidade de vezes que se abrem e fecham portas. Enquanto aqui escrevo, já a rapariga subiu os degraus umas 15 vezes, foi ao wc umas outras 15... É tão somente um facto que me surpreende. Eu, adoentada, vou muito mais do que é habitual mas... No geral, nenhum fica mais que duas horas sem ir puxar o autoclismo. A rapariga então... É capaz de ir em intervalos de 15 minutos, meia hora.

O que tanto se faz para se precisar tanto de ir ao WC???

8 comentários:

  1. An english bug you say? lol não sabia que os vírus tinham nacionalidade!
    O problema é a diferença de temperatura e o grau de humidade. A Inglaterra com os seus prédios históricos e todo o seu ar aristocrático, esconde muitos bichinhos. E quem estiver minimamente distraído arrisca-se a ficar com eles por tempo incerto.
    Se os médicos aí não são lá essas coisas, procura alternativas. Que tal ir a uma ervanária e procurar alguma coisa que reforce o sistema imunitário? Chá de alecrim ou gengibre ajudam ah e o mel também é bom.

    Será que a rapariga sofre de bulimia e vai deitar fora tudo o que come? Ou então tem algum problema urinário...

    As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Ana, já me ocorreu que a origem ou então a persistência deste sintoma da tosse pode provir da casa. Afinal, sei que das duas vezes que me constipei, foi dentro do quarto que isso aconteceu. A humidade é um problema que inclusive, o ano passado existiu infiltração no teto do quarto e disseram-me que se forma bolor...

      Será que o que tenho é alergia a algum esporo? Será que as paredes ou o telhado têm algo ao que sou sensível?

      A casa é velha e degradada.

      A rapariga é magra e come muita "porcaria", molhos com massa e batatas, por exemplo. Só come coisas que saem de pacote, eheeh. Quem sabe toma diuréticos??

      Eliminar
  2. O nosso sistema de saúde não é exemplar, mas está em 14º lugar no ranking mundial, o que prova que não é assim tão mau.
    Cuide-se que a saúde é o nosso maior bem. Afinal só temos um corpo.
    Um abraço e as melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão Elvira. Só temos um corpo e a saúde é o que mais precisamos ter sempre nos conformes. Obrigada pelos votos de melhoras. Bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Só quando saímos de Portugal é que percebemos que o sistema de saúde em Portugal não é assim tão mau.

    ResponderEliminar
  4. Então estás próxima de apanhar um solinho Português, por vezes o bastante para nos sentirmos mais saudáveis!!! Beijinho de melhoras!
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rapariga, Deus te oiça e que esteja sempre sol para usufruir enquanto aí estiver! Pelo menos é assim que estou a idealizar. Passeios, rio, sol... Não quero chuva torrencial lol.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!