segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Uma inconfidência familiar com Kms de distância

Como já expliquei uma vez, no facebook tenho «amigos» americanos que nunca conheci mas que se fizeram amigos para interagir num jogo. Vai que, por vezes, publicam coisas no face que dá para eu ver. Assim como imagino que as minhas publicações também são visíveis a eles. Vai que deparei-me, ontem de noite, com uma coisa que me pareceu inocente. Apenas uma daquelas coisas de família... 

Um filho pediu emprestado um cortador de relva e devolveu-o sujo e com o depósito cheio. Acontece. Até entre vizinhos, conhecidos... Não há motivo para armar uma discussão séria por causa de algo assim. Aquela publicação estava sempre a aparecer no topo do feed e após umas tantas vezes a levar com aquilo «na cara» fui ler os comentários. Eis a troca de palavras: 



Post no facebook da Senhora Maria:
A semana passada o filho pediu emprestado o cortador de relva. Fui para cortar o relvado esta manhã e foi assim que mo devolveu (foto daquilo cheio de relva e por limpar). Também lhe dei 5L de gasolina que derramou para fora pois ele estava com pressa para fazer a coisa a bem. Usou as minhas ferramentas e o camião. Que simpática fui! Para aqueles que não sabem onde é o saco colector de relva...   

Comentador amigo: Terrível. Mas ao menos trouxe-o de volta.

Filho (usando o facebook da namorada): Para aqueles que precisam de saber a verdade, aqui fala o filho da Senhora Maria. Sim, pedi emprestado do meu pai João o cortador de relva e algumas ferramentas de jardinagem para cuidar do quintal da minha avó. Estava à chuva e com o meu horário laboral apertado. Esta avó é a mãe da Senhora Maria. A Senhora Maria sempre abre a boca de uma forma negativa e maliciosa. Eu ia limpar tudo na segunda-feira, mas a Senhora Maria gosta de deixar os outros mal vistos. Ela fica em casa 11h por dia quando a sua família precisa de ajuda mas eles não lhe pedem ajuda a ela. Hummmmm... porque será????? Amo-te Natália e sempre fiz coisas por amor a ti e não ódio e negatividade. Vou continuar a ajudar-te tal como tu estiveste sempre por mim quando a minha própria mãe Senhora Maria não esteve. Para tudo sempre lá esteve o João, não ela!!!

Senhora Maria: O teu padrastro João diz que és um convencido... Lamento que te incomode que eu seja motorista de autocarro. Tens de falar atrás das saias da Carla..

Carla (ou filho): Senhora Maria, Por favor pare com o drama. Não gosto disso na minha página.

Senhora Maria: Desculpa, eu não fui à tua página, o teu namorado abusivo veio à minha falar atrás da tua saia. Quem o emprega devia submetê-lo a um exame de despistagem de drogas talvez ele deixe de ser tão malvado. Ah sim, ele usou a urina de outro.


E pronto. Apeteceu-me partilhar aqui...
As redes sociais são espantosas. E assim, uma «briga» familiar longíqua com pessoas que não conheço nem imagino mais gordas ou mais magras, chega-me ao conhecimento. Devo dizer que, vendo tantos programas sobre crimes nos EUA, preocupou-me a forma como levam tão a sério o que me pareceu, inicialmente, um desabafo sem maldade. Mas o filho achou que era um post malvado e «despejou» mais coisas... Vai a resposta, adiciona outras.



Para quem vê quase todos os dias crime-docs (documentários sobre crimes) americanos, sabe que já aconteceram tragédias por muito menos. E como lá eles andam todos armados até os dentes, num destes momentos em que estão «mais a quente» podem não pensar duas vezes e descarregar uma arma em cima de alguém. Vai que por uma coisa patética destas, isso podia acontecer?

O que acham?
Tirando o facto das pessoas hoje em dia usarem o facebook para publicar todo o tipo de pensamento e momento... Quem acham que «abusou» nas palavras?



10 comentários:

  1. Que exageroooo, fiquei sem perceber a culpa de onde vinha :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar vem dos dois lados ou de nenhum.
      Se bem que a minha opinião, nada disto tinha acontecido se o filho tivesse simplesmente comentado: Passo aí amanhã para o limpar, como combinado!

      E pronto. Muita coisa teria continuado dentro de cada um sem se tornar de conhecimento de qualquer um :D

      Eliminar
  2. A espreitar brigas familiares??
    Que feio!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ao menos fosse preciso espreitar ehehehe.
      As pessoas se voluntariam sozinhas à exposição e o face insiste em colocar tudo à vista e em destaque.

      Eliminar
  3. Mas que lavagem de roupa suja ahaha :P enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisas normais...
      Que começam a ser divulgadas por as pessoas usarem as redes sociais para comunicarem os seus sentimentos mais imediatos ou profundos.

      Trocado em miúdos: as suas tristezas.

      Eliminar
  4. Tudo errado, as bocas no face, as respostas, as vidas e os assuntos expostos desta forma. Mas não é só nos EUA, parece que por aqui também já vai havendo disto. Que triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o que eu já li também por aqui...
      Quase que virou post em anos anteriores. Mas não o faço se sinto que exponho as pessoas - ainda que as hipóteses sejam diminutas. Neste caso que é dos EUA e não identifico ninguém por nome ou imagem, senti que podia expô-lo. Mas outros que já li de pessoas de cá... deixaram-me de boca aberta por revelarem uma intimidade familiar tremenda. Que talvez não deva ir parar ao face.

      Eliminar
  5. É por estas e por outras que eu agora já passo pouco tempo no Facebook e já raramente partilho por lá as minhas cenas privadas. E se o fizer é só mesmo entre os meus amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por esta e outras - como assim? Por alguém poder fazer um post sobre uma publicação? :)

      Sim, há a possibilidade da partilha restrita. Mas eu confiaria muito pouco nisso. Tudo o que é colocado no mundo cibernético pode voltar. Basta ver "as tuas memórias", uma aplicação automática do face, que chegou ao ponto de dizer "acho que gostarias de recordar esta tua publicação de há um ano" de um pai a demonstrar pesar pela morte do filho. Comigo, que raramente publico, «relembra-me» até textos e, o cúmulo, STILLs de jogos!!!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!