quinta-feira, 5 de maio de 2016

Valores morais

Dados de Portugal

Cada vez escuto mais pessoas dizerem que a religião é uma porcaria, que só produz fanáticos. E vão sempre buscar a inquisição para a desacreditar. Mas vejo documentários sobre a vida das pessoas há um ou dois séculos  - quando a religião era prática comum e generalizada, e percebo qual é o benefício de se ser crente a um Deus.

1º - Honra.
A honra era mais que uma noção, desempenhava um papel importante no carácter de uma pessoa. 

2º - Bússola Moral
As pessoas sentiam-se perdidas mas encontravam algum tipo de orientação espiritual no seio da religião.

3º - Rectidão
O certo e o errado não eram conceitos tão abstratos, prontos a ser dobrados para as conveniências de cada um. Existia um código de conduta e uma noção bem clara de rectidão.

4ª Solidariedade
A igreja sempre viveu do dízimo e de doações. Mas independentemente do que se possa achar dessa atitute em termos de riqueza com proveitos institucionais, a solidariedade estava incutida no espírito dos fiéis. A interajuda era uma realidade. Pão para os pobres era um dever de todo o cristão.

5º Respeito
O respeito por si mesmos, pelo parceiro, todo o processo de uma vida a dois impedia o individualismo ou o egoísmo. As pessoas pensavam na família, respeitavam os mais velhos e os mais velhos não se encostavam a uma parede a dizer que estavam reformados. Enquanto existisse saúde. Se não existisse, eram cuidados.

6ª Respeito pela saúde
A saúde era levada muito a sério. Talvez por não existir um sistema nacional de saúde com médicos para todos nem comercialização generalizada de medicamentos. Cada pessoa sentia uma enfermidade como algo sério que colocava a sua vida em risco de ser perdida. Era-se meticuloso e uma doença era tratada com seriedade.

7ª Amizade
As pessoas pareciam reunir mais condições para criá-las e mantê-las. Mesmo à distância ou especialmente à distância. Talvez por uma certa ingenuidade, mas também por não se manterem excessivamente desconfiadas. Eram mais receptivas?

De ontem para hoje andei a "viajar" no passado. Gostei particularmente de um documentário onde uma esposa enferma teve sempre o marido à sua cabeceira a cuidar dela enquanto doente. Depois ficou ele doente - ferido por bala - e foi a vez dela de cuidar dele. 

Esse tipo de responsabilidade, de cuidado, de amor... A noção das pessoas e o empenho em viverem uma relação respeitosa, real, em perdoar. O marido tinha tido um caso com outra mulher. Confessou à esposa. Achou que esta jamais o iria conseguir amar de volta. Mas esta colocou as suas condições e disponibilizou-se a amar de novo o marido. E era amada de volta. Mais do que antes, talvez. Não sei se hoje em dia as pessoas conseguem empenhar-se desta maneira tão sincera. Claro que existem traições (quando não?), que são descobertas (serão confessadas?) e alguém decide dar uma nova chance ao matrimónio. Mas será que conseguem sem ressentimento? Hoje só se escuta falar de ressentimento, vingança, ódio... Mesmo quando reconciliados, os ataques continuam. Ou o sexo extra-conjugal continua, traindo-se o parceiro e revelando uma enorme falta de carácter e total ausência de sentido de Honra. Se separados, a maledicência é uma constante, a amante passa a ser uma desclassificada odiada até o âmago... Não  que generalize - nem neste tempo nem no passado. Mas creio que talvez fosse mais fácil no passado, devido à tal bússola moral que a religião ajudava a manter, as pessoas se manterem empenhadas no matrimónio e nas relações pessoais de forma mais respeitosa e autêntica.


Depois viajei no passado pelo próprio relato do passado. Há uns anos fiz a minha árvore geneológica. Isso implica ir aos arquivos consultar os assentos de nascimento, casamento e óbito. Encontra-se muita coisa comum, mas também algumas histórias menos comuns. Percebe-se melhor o que terá sido ter vivido em tempos tão remotos. O que é que as pessoas pensavam, agiam, os perigos que os assolavam, a forma como viviam... E percebe-se pelas mãos do padre ou do escrivão - que eram as pessoas encarregadas de registar o aparecimento, a mudança e o desaparecimento de cada vida nesta terra. Ou seja, algo que sempre tem um cunho da igreja.

Consultei um fórum e retive-me por ali a reler aquelas impressionantes histórias. Datadas do século XVII, XVIII, XIX e até XX. E quando pensamos que sabemos como eram aqueles tempos, percebe-se que não. E quando se pensa que hoje é que somos liberais em relação ao passado, percebe-se que não é de todo verdade. Quando se acha que se entende o que foi a história, fica-se com uma percepção de que existiu, pelo menos, algumas excepções às ditas regras. Foi uma viagem muito interessante. Irei partilhá-la aqui num dos posts seguintes.

Não quero com isto dizer que no passado tudo era bom. E que a evolução não é boa. Quero apenas dizer que nem tudo que ficou no passado era mau. Como em qualquer era, penso eu, há coisas boas e coisas menos boas. Com a passagem do tempo perde-se um pouco de ambas.


3 comentários:

  1. claro que houveram coisas más e boas no passado sobretudo em relação às mulheres. A evolução é boa em alguns casos mas noutros perderam-se muita coisa pelo caminho. Por exemplo, quando o homem afastava a cadeira para a mulher se sentar. Hoje em dia isso já não acontece porque as mulheres são independentes e não têm tempo a perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, ainda existem homens assim. Eu ainda conheci dois. O estranho é que as suas gentilezas fizeram-me perceber que quem costuma ser assim gentil sou eu! Eles insistem em ir na frente para abrir a porta e eu retribuo segurando também a porta. Aí dei conta... fui quase sempre assim.

      É tudo uma questão de se ser educado assim ou isso ser uma regra inconscientemente imposta pela boa educação. Por exemplo: após andar a trabalhar num local com muita gente de baixo nível e vulgaridade de espírito, acabei por renovar de ares e fui parar a uma empresa na minha área onde todos eram "bom dia", os senhores aguardavam a vez para entrar no elevador, davam prioridade às senhoras, seguravam as portas para dar passagem... (eu também sempre o fiz acho que fui cavalheiro noutra reencarnação ou então porteiro rsss) O que dizer? Sabem bem e é refrescante ver vivos estes simples gestos de cortesia.

      Mas também me aconteceu de ter insistido em segurar algumas portas para depois verificar que teve como consequência o desaparecimento do gesto. O que não é de todo simpático. Ficas a pensar se foi por partilhares as gentilezas, se te acham inferior às outras a quem ainda seguram as portas. Interrogas-te se a cortesia faria realmente parte do carácter da pessoa ou simplesmente foi adquirida por força da educação, geralmente fortemente matriarca.

      Portanto não sei o que pensar... Se deves sentir-te honrada ou insultada :)

      Se te aparecer um assim pela frente, digo-te: deixa-o manter a sua postura.

      Eliminar
  2. O que existe muito hoje é basicamente a ignorância. As pessoas que falam da Inquisição ou das Cruzadas não sabem explicar o porquê delas terem existido. Se ao menos soubessem as suas causas ficariam certamente caladas ou não usariam estes argumentos tolos.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!