sábado, 7 de maio de 2016

Isto dos blogues tem muito que se diga...


Acreditam que tenho este blogue há tantos anos e ainda não sei o que é isso de seguidores?
Pensei que era aquele quadradinho ali na coluna, onde uma pessoa carrega e depois aparece lá o rosto, junto de outros, em quadrículas... Depois deixei de ver as quadrículas nas definições (com o aparecimento do tal google+) e em vez disso surgiu a opção de colocar links de blogues (um trabalhão!) através de widgets. E lá coloquei alguns, julgando até que tinha colocado mais mas depois, como não se carrega num botão qualquer antes de salvar, não ficam memorizados.


O meu hábito de escolha de navegação por blogues continua a ser basicamente o mesmo: aqueles que comentam eu carrego e vou ver o que andam a dizer, se estes por sua vez também têm uma lista de blogues (que muitos têm) e o título da postagem parecer interessante, lá vou eu...

E navego assim.

Mas à pouco estava a ver aquilo das estatísticas, a achar um piadão e a pensar em fazer um post sobre este tema, quando me lembrei: Espera aí! Quando eu fico na página geral de blogues, na qual quase nunca permaneço porque carrego de imediato na do blogue, surge no final uma série de feeds de posts de blogues que, no passado, escolhi seguir.

Então fui espreitar e fiquei surpreendida. Tenho ali 41 blogues!! Bom, menos um, porque aquele em particular há muito tempo que me apetecia deixar de seguir (mesmo sem saber que estava a seguir!). E então porquê os feeds se alternam quase sempre apenas entre dois, quando tinha disponíveis 41?
Bom, isso não sei. Mas achei prático e interessante. Quando tiver vontade, paciência e vontade (já disse isto?), talvez acrescente lá alguns que actualmente estou a seguir no meu estilo de navegação sem rumo certo. Só espero não esquecer que o feed está ali, naquela página! É que aparecem mesmo no final, ficam escondidos debaixo da lista dos tantos blogues que já abri mas não dei continuidade.

Em 41 tive de ir espreitar quais eram... Logo o primeiro não era actualizado há 2 anos! O segundo... mudou de endereço há um ano. Tive mais sorte com os seguintes, mas alguns não tinham posts de maior interesse e outros, embora interessantes, são bons mas do género «não dá para comentar». São mais de leitura. O que comigo é um feito! Sentir que não dá para comentar... E outros são interessantes mas são temáticos. Só ocasionalmente é que me vai apetecer ir ler umas receitas de cozinhados, por exemplo.

E o que dizem as espantosas estatísticas?
(Outra coisa que pouco entendo).

1º VISITANTES POR PAÍS


Durante todos estes anos sempre quis saber quem são os meus visitantes russos!

É que nunca interagi com nenhum, mas as estatísticas dão-lhes sempre um honroso segundo lugar.

Acho até que houve tempos em que esteve na liderança.

Macau, felizmente, tenho uma ideia :)

Reino Unido não faço! Mas fico triste. É uma comunidade com tantos portugueses e são só esses os números?

Alemanha é como a Rússia: um mistério.


                               2º VISITANTES POR NAVEGADOR
Isto é mais de interesse do serviço bloger, ? Mas prestou-me preciosas informações. Curiosa fiquei com navegadores como CrlOS e Silk. Será dos meus amigos em locais asiáticos?

Visualizações por operador foi o que mais me interessou.

O ano passado encontrei um e-book tão interessante por acaso, na internet, grátis e disponível, e não o quis largar. Quando chegou a altura de sair de casa pensei: "vou perder horas nos transportes. Porque não tentar visualizar isto no telemóvel e avançar a leitura pelo caminho?"
Ao contrário do que imaginei, ler letras minúsculas naquele rectângulozinho não foi uma experiência desagradável. E consegui ler bem páginas sólidas de texto. Mas ainda assim quando vi que uma percentagem de pessoas interagia com este blogue por Iphone, android e blackBerry... pensei: "Coitadas destas pessoas!" "Tenho mesmo de escrever textos mais curtos".

Depois lá me lembrei que a visualização nestes aparelhos é mais simplista. Mas mesmo assim, sinto-me honrada, ahah. Ainda que saiba que é apenas um sinal dos tempos. Pois algumas pessoas usam os smartphones para tudo, mesmo dentro de casa. Não têm necessariamente de estar na rua, em deslocações.

3º PALAVRAS CHAVE



A maior surpresa ficou reservada para o fim. Nunca tive muitas pessoas a vir aqui parar por pesquisa, mas já tenho encontrado coisas engraçadas, bons indicadores do que os cibernautas procuram na internet. Esta última pesquisa sensibilizou-me. Uma senhora, que imaginei britânica (mas se calhar era americana ou nem de longe seria nativa de terras onde se fala oficialmente o inglês) veio cá parar (coitada!) por procurar em ponto cruz as quatro Estações de Afonso Mucha! (sim, chamo-o de Afonso porque já que uns usam Alfons e outros Alfonse, achei por bem dar-lhe a versão portuguesa, pois já que não entram em acordo, prefiro então adaptar o nome do artista Checo para a grafia nacional). 


A minha sensibilidade e curiosidade levou-me a indagar se o conseguiria encontrar. 

Tenho a certeza que a internet está repleta de trabalhos e esquemas em ponto cruz. Mas as Quatro Estações de Mucha?? 

Parece-me coisa muito difícil.

Foi e não foi. 
Porque só encontrei UM site.

Tal é a raridade. 


E como quero facilitar a vida a futuros cibernautas, decidi partilhar aqui o "achado", para que, daqui a diante, existam DOIS sites a disponibilizar este esquema de ponto-cruz. Quem sabe a senhora (ou senhor) não encontrou e assim tem uma segunda oportunidade? 


Needle point, cross stitch scheme, esquema em ponto-cruz 
Four Seasons/Quatro Estações Alfonse Mucha

Mucha 4 seasons/quatro estações
Color code Spring-Summer  /Código de cores Primavera-Verão

Spring Top / Primavera Topo
Spring Bottom  / Primavera Baixo
Summer Top / Verão Topo
Summer Bottom  / Verão Baixo

Resultado Final
End result
Mucha 4 seasons/quatro estaçõesColor code Autumn - Winter /Código de cores Outono -Inverno

Autumn Top / Outono Topo
Autumn Bottom  / Outono Baixo
Winter Top / Inverno Topo
Winter Bottom  / Inverno Baixo

Resultado Final
End result

Bem, são uma boa inspiração, mas longe de ser uma réplica em ponto-cruz das obras mais conhecidas do artista.



4 comentários:

  1. Muito interessante. Às vezes também me dá para olhar quem anda pelo Sexta. Interessante esse trabalho a ponto de cruz para quem gosta. Eu gosto de ver mas para quadros prefiro os pincéis, como vou mostrando no meu outro blogue o Coisas Minhas.
    Já agora uma curiosidade. Sabe como cheguei aqui? Pois vi um comentário seu, não sei onde e engracei com o nome "Portuguesinha" .
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh. Obrigada pela curiosidade Elvira. Eu quando dei com o Sexta fiquei felicíssima com o prazer que me deu ler as histórias e pensei: "Mas como é que não tinha dado com este blogue antes"?. Penso que, fui comentado em disparada. E em receio fiz um comentário a respeito da estrutura do texto, pois há quem não aprecie uma intervenção intrusiva dessas. A Elvira foi fantástica e apreciou.
      Um abração.

      Eliminar
  2. As estatísticas são uma coisa engraçada. No meu tenho mais visitantes portugueses e brasileiros. As palavras-chave não funcionam no meu, não sei porquê. É preciso fazer uma limpeza aos links de vez em quando. Uns porque desistem de escrever e outros porque já não interessam mas haja paciência para essa árdua tarefa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Já estava com saudades de a ver por cá.
      Quando encontrei o seu blogue pela primeira vez também gostei de ler. Poucas postagens, mas creio que li páginas seguidas e quando dei por mim tinha lido mais de um ano, ehehe.

      A primeira interacção deu-se quando lá encontrei um daqueles testes online e aquele desafiou-me. Foi o tal do gráfico do queijinho que deu como resultado o liberalismo, rsss.

      De tempos em tempos ninguém vai parar ao blog por pesquisa. Já me aconteceu, numa ocasião em que vi noutro blogue essa indicação, que até então desconhecia e fui espreitar no meu. É uma curiosidade interessante. Não sei é como o motor de busca da «senhora britânica» do ponto de cruz conseguiu ser tão ineficaz e vir parar aqui rss.

      Eu deixo os blogues estar... não me aborrecem.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!