domingo, 17 de janeiro de 2016

Porquê só se fazem filhoses no Natal?

Um post num blogue fez-me interrogar...

Pergunto-me porque é que só se fazem sonhos, filhoses e outro tipo de confecções durante o Natal.

Se os for fazer agora, quando ainda é inverno, fico com a sensação que estou em pecado. Que é algo proibido. Inadequado, desajustado. As pessoas, no geral, gostam tanto destas iguarias. Porquê limitar o seu consumo para o pequeno dia de Natal? É por acaso mais gostoso por ser Natal ou não tem sabor fora da quadra natalícia?

Foi nisto que me deu para pensar agora... depois de me sentir intrigada com este pensamento por ter lido aqui uma receita para filhoses. 

É que, de acordo com os costumes, agora vou ter de aguardar quase 1 ANO para poder experimentar! Não faz sentido algum.

5 comentários:

  1. Aqui na minha zona, as pastelarias fazem bolo rei até à Quaresma. Fazem também coscorões e Azevias durante o inverno quase todos os sábados. Filhoses não, mas também aqui nas pastelarias costumam fazer sonhos, que não sendo a mesma coisa, sempre vai matando as saudades dos apreciadores.
    Pessoalmente eu faço pelo Natal, pelo Ano Novo e no dia de Reis. Quase todas vão direitinhas para a casa do filho, nunca fui apreciadora de doces, embora goste muito de os fazer, e o marido é diabético.
    Mas se gosta de doces, não tem problemas de diabetes, nem de excesso de peso, o que lhe impede de as fazer quando lhe apetecer? Todos os pecados do mundo fossem esses.
    Um abraço e mais uma vez obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolo rei ainda vejo até nos hipermercados. Mas as pessoas parecem aderir menos. Porque será também? Semanas antes trariam um todos os dias...
      Por acaso este tipo de doce quase nunca como. Não são do meu gosto. Costumo provar quando alguém faz mas fica quase sempre aquém, pois não sou apreciadora. Também prefiro experimentar na cozinha, para ver como sai do que comê-los :) Mas dever não devia. As análises não acusam nada mas o corpo... tem peso a mais :P

      Eliminar
  2. Os chamados doces de época.
    Que na realidade se podem consumir em qualquer época.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois podem.
      A beleza desta questão é mesmo essa. Podem, mas não são. Nada nos proíbe mas parece existir uma imposição que cada qual coloca a si próprio. Achei isto profundamente interessante em toda a sua simplicidade e como exemplo que é do extraordinário comportamento humano :)
      Obg Pedro, boa semana para si também.

      Eliminar
  3. Em minha casa não se faz só no Natal, mas só se faz no Inverno... de vez em quando dá a vontade à minha mãe e lá vem o cheirinho a canela (para mal da minha dieta!).
    nem mais nem menos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!