quarta-feira, 14 de maio de 2014

Desmitificar as unhas compridas


Até à pouco tempo eu fui uma roedora de unha em full time. Isso significa que toda a vida sempre as tive curtinhas, por vezes um pouco demais, pois o vício falava mais alto. 
Até à pouco tempo não sabia quais as diferenças entre ter as unhas das mãos compridas ou curtas. Agora já sei! Vou desmitificar:

MITO
Sabem aquela unha do dedo mindinho? Que o pessoal olha comprida e imagina logo com um ar de repulsa que a mesma serve para enfiar no ouvido?

É treta. Sou mulher, não sei se aí reside a diferença mas dizer que unha comprida serve para enfiar na orelha e «raspar» a cera é um puro disparate. Não é prático e que me lembre, a unha curta cumpre melhor qualquer propósito do género.


DIFERENÇAS:

NEGATIVAS
1- Sente-se melhor a falta de habilidade alheia. Quando se passam objectos de mão para mão a outra pessoa não conta com a unha comprida e ao invés de pegar no objecto, enfia a mão e os dedos por toda a parte, acabando por se cravejar nas tuas unhas. 

2- Algumas tarefas simples têm de ser adaptadas ou o tempo de reacção aumenta. Por exemplo: tirar ovos da caixa, descolar uma etiqueta ou remover um comprimido da sua embalagem de alumínio. Coisas assim que, quem não tem unha comprida pensa que a presença destas facilita. Não é verdade. Para descolar etiquetas e tudo o que seja movimentos de precisão a unha só atrapalha. Toda a perícia encontra-se na ponta dos dedos e a unha comprida é uma barreira entre qualquer coisa e a ponta dos dedos.

 POSITIVAS
1- Dá para arranhar melhor, presumo que é porreiro quando se pretende brincar na areia, visto que cavar buracos com as mãos deve ser uma tarefa facilitada, fazer cócegas também se torna mais eficaz.

2- Podem ser usadas como arma de defesa em caso de necessidade.





E nisto resta-me acrescentar que o simples acto de dactilografar acaba por ser adaptado à nova condição - é uma questão de hábito. Também se as unhas ficarem molhadas por algum tempo, tal como quando no banho de imersão, amolecem e tendem a partir - daí tantas mulheres olharem de lado para a esponja, o esfregão e a tarefa de lavar à mão a louça. Lavar roupa à mão, ainda mais quando se tem de torcer o excesso de água, é pedir para a unha dobrar e partir.

Quanto ao tamanho, cada qual sabe de si. Existe mesmo quem aprecie se transformar no wolvarine do filme x-men. Mas sem os poderes especiais acho que perde a piada...








E estas são as minhas impressões. Que têm a dizer de vossa experiência?

6 comentários:

  1. Eu gostava de saber como é que essa última srª do Guiness book consegue fazer um xixi sozinha.. pá sei lá, beber 1 copo de água! Coisas básicas da vida...! Que confusão me faz -_-

    E prefiro-as curtas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai PinUp que levantas questões tão pertinentes! Ela deve depender de outros para tudo, nem tinha percebido isso. Vestir-se, lavar-se, comer, limpar o rabo... que horror.

      Eliminar
  2. Eu uso as unhas curtas, geralmente naturais; mas quando as pinto, uso tons 'nude'.

    No entanto, apesar de curtas, arranham na mesma! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui «trimar» as minhas. Estão curtas mas arranham!!! (e é assim que gosto ;)

      Desvantagem: unha pintada com verniz limita bastante o à vontade dos gestos mais quotidianos, pois por nada lá se vai o verniz... água vira inimiga e limpar a unha com outra unha quando fica com uma poeirinha de nada fica difícil quando se tem verniz, Ehehe. Mas adoro que arranhem e passo o tempo todo a passar os dedos nas unhas para sentir o quanto as «garras» estão bonitas e afiadas ;)

      Eliminar
  3. Nunca tive probelmas desses e quando comecei a pintar as unhas e a cuidar delas, sempre as tive grandes e bonitas.
    Nada exagerado, mas adoro.
    Pinto com todas as cores que me apetecer e como digo, adoro.
    Não consigo gostar de me ver com as unhas pequenas, nunca as usei assim e estão sempre quadradas =P

    Já agora, não faço manicura francesa pois a minha risca é tão branca e direitinha que não preciso, era inútil.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência Claudia! Menciona duas coisas curiosas. Quando andei a ler blogues acho que foi no seu que vi umas mãos a segurar uma embalagem de iogurtes e pensei: "Esta pessoa rói as unhas" - além de ter pensado: "Mas quem tirou esta foto era gigante?" rsss

      Mas pelos vistos são as de outra pessoa. Calhei reparar, talvez por andar a falar de unhas. É curioso mencionar a manicura francesa - que é a única que mais gostei de tudo o que pesquisei dentro de unha "normal" e não muito decorada. Todos ao meu redor - inclusive a manicure, fazem cara feia e dizem que SAIU DE MODA ou JÁ NÃO SE USA.

      Quase que tive para responder que não sou de seguir modas, mas de fazê-las ahhahaa. Não é tanto estranho as pessoas regerem as suas preferências e escolhas inflexivelmente pela dos outros? Quero dizer, quando é que uma «moda» volta? Quando a indústria decide porque lhe convém? Eu não a posso trazer? Tenho de «esperar» que volte por decreto? :P

      E quem as manda ir embora e proíbe de regressar? Estou a ironizar porém acho que grande parte das pessoas nem percebem o quão anti-liberal e castrador é adoptar continuamente uma postura de seguidor. Enfim, filosofias.

      Fico contente por teres essa bênção, devemos ficar felizes com as coisas boas, né? Bjs.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!