domingo, 15 de setembro de 2013

Sabiam desta? (A candidata contra a liberdade de expressão)

Estava a ler na revista Domingo do Correio da Manhã a história sobre os posters dos candidatos a cargos políticos que pretendem ser eleitos nas próximas eleições autárquicas. Ao que parece e segundo a matéria, muitos são cómicos, ora porque a foto não é lisonjeia, ou porque escolheram um péssimo slogan. Mas o primeiro caso em particular perturbou-me. Decidi vir escrever sobre ele. Ou melhor, sobre a reação que suscitou na visada.


Já alguém ouviu falar de uma Carla Neves? E de um tal de escândalo de proporções nacionais devido à imagem do seu poster de campanha? Não?? Nem eu! Nunca até este momento. Mas ao que parece, a candidata julga-se tão importante que diz que se tornou a pessoa mais famosa de Portugal.

E quer isto candidatar-se a um cargo político para governar o país!
Mas vamos por partes.

O cartaz mostra cinco pessoas, naquilo que é uma montagem de photoshop. Os três primeiros são homens, todos retratados na mesma posição e pose, a quarta pessoa é esta tal de Carla Neves e a quinta um outro homem também numa posição semelhante às dos outros, mas sem a clássica postura de olhar para a câmara. 
Quem fez o poster precisou de uma fotografia do grupo, claro está. E, no que eu deduzo ser a urgência e a má comunicação de que decerto não é o projeccionista o culpado, precisou de uma foto desta Carla Neves. Deram-lhe ou a que deu para colocar mostra a candidata vestida como se fosse para uma festa. Tem um vestido sem alças cor-de-rosa, o cabelo apanhado num grande alto e com a franja comprida a cair para a frente, brincos enormes redondos vermelhos e está maquilhada. Como se tivesse sido fotografada numa festa de casamento, daquelas que as pessoas aparecem por vezes over-dressed e over-hair do mas já é de se esperar.
.-

Conta a reportagem que o cartaz, por ter uma candidata assim vestida, recebeu mais atenção por parte do público, que, surpreso, comentou nas redes sociais os trajes da candidata à união de Freguesias de Adeganha e Cardanha (Trás os Montes). Exactamente tudo o que foi dito não sei nem é o que me interessa. O que importa é que a "máscara" caiu a esta Carla Neves que, num acto de ironia, diz e muito bem: "conseguem ver o coração das pessoas na armação do cabelo ou na cor dos lábios? Eu não". 

Não, não se consegue mesmo. E é por isso que a forma como aparece vestida não me aquece nem arrefece. Consegue-se contudo, perceber o coração das pessoas na forma como reagem às coisas que lhes acontecem. E o que fez a Carlinha? 

Segundo a revista, que transcreve uma citação da própria deixada no seu facebook, Carla exigiu que fossem removidos todos os cartazes, do espaço público e do site oficial de José Manuel Aires, o actual vice-presidente e candidato à Câmara de Torre de Moncorvo. E fez ainda pior: atentou contra o princípio da liberdade de expressão ao enviar mensagens a detentores de blogues e páginas de facebook - como euzinha aqui e muitos de vocês que me lêm, ameaçando-os (palavra escrita no artigo) com processos judiciais se não retirassem de imediato a sua imagem. E na realidade, se se for a googlar por este caso, não se encontra mais a dita ilustração. 

Mas pergunto agora eu: Carla, dá para ver o coração das pessoas se estas ameaçam outras? Sendo que os ameaçados são também aqueles que a Carla teria de jurar querer servir honradamente e conquistar pelo voto! São cidadãos de um país do qual a Carla quer pertencer ao governo. E o que um governo faz? Qual é a sua "profissão"? Eu digo, porque muitos que tentam governar se esquecem: o governo serve os interesses do país e do seu povo. Não o ameaça! 

Chiça. Se uma pessoa desta estirpe, que não aguenta um zum-zum e faz ameaças de processos judiciais e sei mais lá o quê reage assim porque alguém comentou as suas roupas, vamos querer dar-lhe poder decisivo? Hell, no!

Revela imaturidade, falta de preparo, conhecimento do mundo da política e traquejo dentro e fora dela, a meu ver. Podia ter usado toda a situação a seu favor. Mas enterrou-se. Se eu fosse candidata a algo não ia deixar os preparos em mãos alheias e ir "para fora" enquanto preparavam a minha campanha. É uma declaração total, a meu ver, de desconhecimento e falta de preparo e maturidade. Entendo até todos os possíveis "ses" a favor da candidata mas gosto que um concorrente mostre-se zeloso e empenhado, que acompanhe tudo passo a passo, envolva-se o mais que conseguir e um pouco mais além. Agora argumentar, como vão ler mais adiante, que não foi ela que escolheu a foto porque nem sequer estava nas redondezas não abona nada, mas nada a seu favor, não vos parece?

Mas ainda tem mais. Ah! Tem muuuuuito mais.
Em resposta às críticas que recebeu Carla terá dito:
"Caríssimos amigos, como já todos repararam/viram, fui a escolhida para entrar na linha dos mais famosos de portugal, no que toca às eleições autárquicas. Haja boa disposição, não má educação. A minha foto era horrível (também acho), mas a dor de cotovelo de muita gente é pior." - Hell no! Ela não disse isto!! Disse? Ela ousou defender-se com o clássico ataque "invejosos"? LOL.

"Digam-me, conseguem ver o coração das pessoas na armação do cabelo ou na cor dos lábios? Eu não, mas estou pronta para aprender com vocês. (novo ataque). Não fui responsável pela escolha da foto, pois não me encontrava cá quando isso aconteceu, mas obrigado a quem a escolheu, pois neste momento sou certamente a pessoa mais amada de meu querido Portugal. A todos os meus "ridículos" fãs (pimba! Não resistiu a dar outra ferroada e a demonstrar onde está a dor de cotovelo), um grande beijoooo".

Acho que Karla (com "k" na página do facebook) anda a ver reality shows a mais. Julga ela que está a participar num?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!