terça-feira, 9 de outubro de 2012

Será que vou sofrer de Alzheimer? - Parte 1



Tudo começou com nomes. Nomes de pessoas. Eu costumava ter um «base de dados» com mais de 2500 artistas na cabeça, dos quais era capaz de dizer tudo sem a mínima dificuldade mas um belo dia ao me lembrar de um rosto, o nome não me veio à memória. Isto passou a acontecer mais vezes, até com pessoas do meu relacionamento.

De início a dificuldade podia ser imperceptível, coisa de segundos, mas eu sentia-a de imediato como algo «diferente». Relevei, como sempre relevamos estas coisas. São «esquecimentos», é normal, acontece de vez em quando. Se calhar é porque estamos cansados, o dia foi longo, estamos adoentados, etc.


Depois surgiram momentos em que tive alguma dificuldade em lembrar o nome de objectos. Como por exemplo, utensílios de cozinha. «Dá-me aí “aquela coisa”» - um mal que sempre identifiquei em minha mãe e agora estava a reproduzir. Nas conversas também comecei a notar dificuldade em usar palavras mais adequadas porém mais complexas, acabando por optar pelo uso de palavras simples para completar um raciocínio. Como isto muitas vezes acontecia quando me sentia exausta, fosse no final do dia ou após uma noite muito mal dormida, relevei. São coisas que acontecem, fruto do cansaço, da alimentação não equilibrada, noites mal dormidas e da falta de estímulo, certo?

Um belo dia estava a olhar para o manjerico de Santo António e por mais que tentasse me lembrar do nome da planta, não consegui. Recorri a um «truque» que acho ser eficaz. RELAXAR. Descontrair e voltar a olhar para a planta. NADA. Aquilo estava a fazer-me confusão. Então eu não conseguia lembrar-me daquilo?? Tive de pedir «ajuda» e perguntar, como quem não quer a coisa:

- «Ai, como se chama mesmo aquela planta?» 
-“O manjerico?” 
- “Sim, o manjerico…

Passado umas semanas, voltei a precisar mencionar o manjerico e voltei a não me lembra do nome!
E se tudo isto for já um sinal de propensão para o mal de Alzheimer?



Neste mesmo instante encontro-me a tentar recordar o nome da cidade de onde minha avó descende. Já falei tanto dela, tem até uma figura célebre que também é de lá, já a visitei e fiz os estudos genealógicos dos antepassados que nela viveram durante 400 anos e no entanto, não me recordo agora do nome. Será isto normal ou um sinal de propensão para Alzheimer? Ah, lembrei! Mas apenas ao fim de mais de meia hora! 

Sim, estou cansada. É verdade. Foi um dia de esforço físico. Alimentei-me mal... sim, é isso. Só pode ser, não é mesmo??? Só pode :(

nota: (O resto do texto agora não interessa nada LOL!)

4 comentários:

  1. A ver vamos!...:-))
    Não é caso para rir mas fazer o quê se isso acontecer...nem sabemos que está a acontecer!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa, no início a pessoa sabe sim, mas o que faz é relevar e agarrar-se aos momentos de normalidade para descartar a gravidade da situação :)

      Ainda não é uma doença a que os próprios afetados dêm a devida importância, não temos esse «culto» para com as doenças do intelecto :) Quem sofre delas resigna-se por entendê-las como "doenças da velhice" e tal como a própria velhice, não se podem evitar.

      Acho que há que mudar de mentalidade a esse respeito (e contra mim falo), não vá acontecer o mesmo que ao Michael J Fox, que começou a sofrer de Parkinson, também supostamente doença de idade avançada, antes dos 30 anos. :(

      Eliminar
  2. Eu nao tou com Alzheimer e sou uma esquecida de primeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah!
      Mas falo de um esquecimento diferente desse da distração. Falo daquela palavra que está a chegar ao neurónio ms subitamente desaparece e não regressa e que te era tão recorrente que nem havia razão para se "perder" pelo caminho LOL;)

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!