segunda-feira, 8 de julho de 2024

A proximidade entre o totalitarismo e a liberdade

 

Nas ditas sociedades livres descobri, com surpresa, que existe muita coisa semelhante com a FALTA de liberdade que se ouve falar nos regimes totalitaristas. 

A imposição de pré-julgamentos e o controlo de comportamentos parece ser o que ambas têm em comum. 

Talvez com o que imaginamos ser algumas diferenças no "peso" dessas imposições. Contudo, elas estão lá: as imposições. Apenas umas são mais disfarçadas que outras. 

Digo-vos já: fico feliz por ter nascido em Portugal.
Com todas as falhas que tem, é ainda o lugar mais livre e equilibrado em que vivi. 


Entrei na Poundland ontem de manhã, quase ao abrir. No autofalante de som ambiente da loja escuto uma voz a falar. Geralmente são anúncios a divulgar produtos ou a pedir doações. Nem presto muita atenção. Mas a "introdução" deixa-me intrigada. É diferente do que será de esperar de um comercial. Mais ou menos o "anúncio" dizia assim:

"É bom andar em compras com calma e em silêncio. Portanto faça as suas compras nesta loja com calma. Seja respeitoso para com os empregados. Eles estão aqui para ajudar". 

Até disse em voz sussurrante: 
"Mas isto é a Coreia do Norte???"

Sou só eu que acha um ABSURDO a "injecção" destas mensagens vindas do nada, a mandar as pessoas comuns, que estão ali a usar o espaço público sem causar qualquer conflito "ficarem calmas e serem respeitosas". Não pode ser... Imagino este tipo de atitude num país totalitário. Governado por um ditador. Daqueles que manda cortar cabeças se não lhe obedecerem ou fazerem as vontades. Se não lhe fazerem referência e o venerarem. 

Mas em Inglaterra, dito país do primeiro mundo, existirem "anúncios" públicos a mandar as pessoas agirem de uma certa forma... a mandá-las "acalmarem-se" e fazerem as compras "quiet"... 

É pá!
Me desculpem mas isto de país livre tem pouco. Tem muito mais de país controlador que vai "injectando" na mentalidade do povo atitudes que devem recriminar e que devem louvar, sem que estes sintam vontade de QUESTIONAR o que seja. 

 


a base em comum. 


domingo, 7 de julho de 2024

Poema cantado - lírica divinal - interpretação incensurável

 



É capaz de ser uma das MELHORES cantoras do MUNDO. 
Pouco valorizada ou melhor, falada por cá, Lara Fabian tem, até hoje, esta voz abençoada que Deus lhe deu e ela soube trabalhar tão bem...  

Esta canção, com estas palavras que fazem tanto sentido na alma, é, na realidade, UM POEMA. Daqueles que toca a todos. Uma OBRA PRIMA do que se pode almejar de um casamento entre palavras e melodia + interpretação. 

No final, Lara diz que acredita que a emoção transmitida na música não precisa de ser traduzida. É sentida. Fez-me lembrar a vitória de Portugal na eurovisão. Aconteceu isso mesmo. A música foi SENTIDA, o intérprete deu-lhe um cunho emotivo capaz de atravessar as barreiras da linguagem, da tendência para o pop-rock, das preferências. 



quarta-feira, 3 de julho de 2024

Are people nicer with you if they know you have money?

 Estou aqui a pensar: acham que as pessoas são mais simpáticas contigo se souberem que tens dinheiro?

Hoje fui ao banco. Pedir para me cancelarem uma transaccao e para saber como posso usar o telemóvel como cartão de crédito.

Foram de uma simpatia SIMPLES admirável. As tantas a empregada de balcão chama um colega para me ajudar a perceber como posso encontrar uma aplicação num telemóvel Android e o senhor é de uma simplicidade e ¹¹simpatia encantadoras. 

A balconista aconselha-me a fazer compras online com um cartao de débito e nisto eu saio-me "provavelmente nao preencho os requisitos para ter um". Ao que ela me responde: "a sua conta deixa perfeitamente".

Ah, a poupança - afirmo.

Nao acho, na realidade, que sou bem tratada pelo meu saldo bancário. Quando cheguei ao Reino Unido tornava-se vital abrir uma conta no banco

 E a todos onde fui, este foi o único que me tratou bem desde o início e não me descriminou nem pela aparência - como fez o Barclays, nem pelo endereço ou contrato de trabalho. Sempre foram simpáticos, fosse o meu saldo alto ou iniciante. Por isso nunca mudei de banco nem quis saber de outro. Aprende-se muito sobre quem é quem em momentos de necessidade.

Vocês já pasaaram por momentos  que tiveram estas dúvidas?