domingo, 24 de julho de 2022

Domingo a passear num parque com um lago

 Estou num banco no parque.

Passam por mim duas criancas. A ultimà corre e grita: Daddy, daddy, wait!

E chega-se perto de um homem que me passou despercebido e estava perto da outra crianca.

Logo atras vem uma mulher. Empurra um carrinho de bebe que transporta outra crianca. E a mae delas tres. Mas o que lhe apanho é o semblante.

Esta com pessima cara. Nao esta feliz. O marido caminha bem distante, nao a aconpanha. Percebo entao que a energia entre os dois devia ser pessima.



Muitas pessoas passeiam no parque: amigos, casais, numerosas familias. Todos caminham lado a lado.
A seguir a eles passam dois casais na casa dos 40. Caminham os quatro lado a lado.

De seguida um outro casal, na casa dos 50. Estao de maos dadas. Algo que vejo muito aqui no Reino unido, principalmente quando se trata de casais idosos. ADORO ver.

Tambem me faz entristecer pela solidao terciaria que me aguarda. E subitamente tenho uma epifania: nao foi este o exemplo com que cresci.

Se eu fosse aquela mulher tambem nao estaria feliz. Qual o objectivo de passar o dia em familia no parque se o teu marido caminha distante de ti? E nem sequer empurra o carrinho ou transporta sacolas.

Conclui que, se um homem nao passeia ao teu lado no parque, se ele nao quer saber de te ajudar a carregar sacolas, ele nao sabe ser companheiro.

Minutos depois passam por mim  um casal septagenario. Ele a empurra-la a ela, que esta sentada uma cadeira de rodas. Suas pernas tremem sem controlo. Muito magra, visivelmente fragil. Mas ele cuida dela e continua a leva-la a passear no parque.

2 comentários:

  1. Também gosto de fazer esse exercício de observação, embora por vezes façamos maus juízos de valor. Já vi de tudo:)
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo o que diz. Só não acho que são maus juízos de valor, mas superficiais. Talvez aquele senhor a empurrar a esposa na cadeira de rodas não fosse tão gentil quanto isso - por exemplo. A vida está cheia desses exemplos. Mas a impressão que dá é que ele estava ali para o que der e vier. A apoiar. O resto da vida que levou, a forma como tratou a esposa durante os melhores anos - isso é tudo especulação com base no vislumbre de um único gesto de atenção captado por um momento.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!