quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Afogada num mar de smartphones


Ando a ler sobre smartphones porque estou a conjecturar adquirir um «melhorzinho», já que o que sempre gostei de fazer desde pequena quando nada disto existia, era gravar vídeos e tirar fotos. 


Mas cada vez que vou pesquisar sobre um qualquer modelo, sinto-me a afogar!
Afogar em dados e mais dados, que não me fazem decidir nem por A, nem por B, nem por C, nem pelo A edge, B egde, A4, A5, A5x....



SOCORRO!!!


Porque é que dificultam tanto as coisas??



Tive o primeiro smartphone no Natal de 2014. Ainda é esse o telemóvel que tenho. Foi dos mais baratos e não tem grande capacidade de armazenamento interno (apenas 500mb que é «todo» consumido pelas aplicações básicas). A câmara é uma piada. Mas é o que me tem servido até hoje.

Por isso estou a pensar investir numa máquina superior. Para ter boas fotografias, com bom contraste, cor e definição, sem ter de recorrer a um programa de melhoramento de imagem.  O mesmo para os vídeos.


A questão é que já pesquisei talvez uns 30 smartphones e não consigo decidir nada. Ora o sistema operativo X é melhor que Y, ora a câmera é dual mas não é top, ora as cores são estranhas, ora é «tudo de bom» mas existe um «efeito gelatina», e depois existe a questão do preço - que aqui nem coloquei como um problema. Vou até onde achar que mereço ir, desde que obtenha o que pretendo. 

O problema é mesmo conseguir entender, dentro do que existe, qual aparelho oferece as melhores condições para o que pretendo! Cada vez que vou pesquisar são todos bons, todos com variados preços bem dispares.  Sinto-me perdida. Por mim estava decidido: comprava todos, usava-os e depois tomava a minha decisão! Mas não é assim que pode ser...


Aderi a canais do facebook e do youtube de pessoas que só fazem críticas a lançamentos de equipamentos como smartphones, incluindo um tipo chamado Tiago que faz testes como eu gosto: com vídeos e fotografias, em simultâneo, comparando dois produtos distintos. Mas quando pensei que tal recurso podia ajudar, senti-me novamente a afundar num mar de informação.... Porque se entre A e B gosto de A, entre A e C já não tenho a certeza. Juntando D, F, G e o novo A versão X, afundo de vez.

E neste mar de excesso de informação, pouco se consegue decidir.



9 comentários:

  1. O melhor é também ires pedindo várias opiniões a pessoas de confiança e que percebam do assunto. Espero que faças uma boa escolha. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Como não tenho smartphone, não posso falar sobre o assunto mas acho que a solução é procurar pelo que achas mais importante no aparelho. Tipo... queres que ele seja mais lento mas tenha uma boa camera ou dás preferência à velocidade e à capacidade de armazenar dados?
    Pelo menos foi assim que comprei o meu pc atual. Em primeiro lugar dei prioridade ao preço e depois à capacidade do disco.
    Como não tens problema com o limite de preço, procura pela coisa que achas fundamental no smartphone e assim ficas com menos opções de escolha.
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente já não é assim que as coisas funcionam nos dias de hoje, Ana. As opções de escolha só fazem é aumentar, ao invés de diminuir. Mesmo quando colocas critérios. Ainda agora surgiu uma nova marca que ainda não fazia parte da lista dos «possíveis». Isto dos smartphones é um mundo!

      Eliminar
  3. Comprei um Huawei P9 e gosto muito, então a câmara é fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um dos que conjecturei. Mas já saiu o P10! E o P10 Plus... E há quem defenda que o P8 é o melhor. E isto não pára... Há tanto para comparar que sinto-me mesmo a afogar.

      Eliminar
    2. AH, o seu é o P9 Lite, certo? É que existe o P10, P10 lite e P10 plus. Nao sei se toda a «numeração» passa pelo mesmo...
      Está a entender como complicam a vida? Sinceramente Kkkkk

      Eliminar
    3. Não, não é. Ouvi dizer que o P8 é muito parecido com o P9, tendo, inclusive, saído recentemente uma versão melhorada do P8.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Nunca fui para a apple.
      Mas numa dessas comparações em vídeo de um smarthphone Android com o Iphone, muitos comentaram que preferiam o Android. Eu gostei mais da qualidade do iphone. Mas é complicado. Em termos de som, acho o iphone imbatível. Em termos de imagem creio que depende. Se for a pensar, e capaz de ser o que tem um manuseamento mais intuitivo e simples. Isto pelo que entendi no video comparativo. Não conhece quem tenha um.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!