segunda-feira, 24 de julho de 2017

Nem a propósito - mochila abandonada


Hoje encontrava-me no emprego quando ponderei se devia ou não fazer este post.
Ao chegar a casa e ao deparar-me com esta notícia, decidi que sim.

A notícia refere-se a um fato que ainda estava a decorrer no momento em que a li - pelo que supus. Foi encontrada uma mochila abandonada no Terreiro do Paço, em Lisboa. Uma equipa de Minas e Armadilhas foi chamada ao local. E um perímetro foi criado em torno da estátua equestre que se encontra no centro da praça. 

Imagem da intervenção policial
Ora, devo dizer a este respeito que fico muito contente por ver que nós, em Portugal, levamos este assunto a sério, sem no entanto, fazer disso um alarido de sete cabeças. Quantos de nós, ao ver um saco abandonado, simplesmente não ignora ou decide investigar para ver o que é, caso seja algo importante, para devolver a quem possa estar à procura?

Pois. Mas não deviamos. Porque, em caso de acção criminosa, algo terrível pode acontecer. Geralmente, o resultado é a nossa morte. 

Hoje no emprego, alguém também esqueceu de levar uma mochila. Esta tinha desenhos infantis - dava ares de ser de adolescente, mas por isso mesmo é preciso extra cuidado. Porque tudo o que é bandido tem um sentido de humor cruel. Bom, mas detalhe dos bonecos à parte, foi-me dito para vigiar a mochila - sem contudo lhe colocar as mãos. Chamou-se a segurança, reservou-se o local para que ninguém se aproximasse. E depois surgiu o segurança que, sem tocar na mochila lhe apontou uma luz azul em tudo o que era direcção. Talvez para se certificar da ausência de aparelhos electrónicos ou explosivos. 

O resto do procedimento já não assisti. Afastei-me, just in case Ahahahha (mentira, aproveitei para ir aos lavabos).

O que quero vos passar com isto é que aqui no UK - país muito alvo de atentados, a postura que eles têm é já esta de ter o máximo de cuidado com tudo o que é esquecido para trás... Tudo é potencialmente explosivo. 

Ao mesmo tempo que isso reconforta por transmitir maior segurança, também entristece, por reforçar e deixar tão claro que a nossa liberdade está mais frágil e os medos são outros. 

Eu prefiro o modo português - vês um saco, espreitas o que tem dentro, ao inglês - «não lhe toques porque pode ser um explosivo!». 

Mas a vida está a mudar...
Times are changing...






4 comentários:

  1. O nosso comportamento tem que mudar, infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. Entretanto acho que já confirmaram que a mochila que fizeram explodir não continha nada...eu comecei logo a pensar no ponto de vista do dono da mochila, esquece-se dela e quando volta para a procurar, sabe que explodiram com ela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconheço os procedimentos mas se fazem explodir então não pode ter explosivos... Não vá a força da primeira explosão causar uma maior. Ou será que não é assim?

      Segurança e prevenção... Não me incomoda saber que as cuecas e t-shirts de um indivíduo qualquer foram as «vítimas» :P

      Eliminar
  3. Penso que o procedimento que adoptam quando suspeitam que possa ter explosivos é proceder a uma explosão controlada (embora realmente pareça estranho :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!