sábado, 10 de setembro de 2016

O calvário das mulheres


O mundo gira, os séculos passam mas a mulher continua, em cada canto do globo terrestre, a lutar por respeito. Algumas nem chegam tão longe, porque ainda estão mais atrás na luta pela própria liberdade ou igualdade. 

A mulher continua a ser mutilada na genitália, a ser forçada a viver na prostituição, a ser vendida por sexo ainda em criança, a ser violada e assassinada, a ser traficada, a ser pressionada, hoje e aqui, a corresponder a ideais estéticos machistas, tal como no passado as chinesas atavam os seus pés com ligaduras, deformando-os e sofrendo horrores, para satisfazer as ditaduras da corte pré-nupcial e os caprichos ignorantes do homem. 

Já não se usam espartilhos? Já não se exige pés de flor-de-lótus?
O tangas é que não!!

Está tudo vivinho da silva. Imposições estéticas e comportamentais que são continuamente perpetuadas em outras exigências, outras mensagens, outras imposições. 

Tudo continua igual quando grande parte das mulheres se deixa convencer que o que faz é por sua vontade e não por imposição social com origem no machismo.


7 comentários:

  1. Olha, é só para te dizer que o Afonso de Portugal respondeu-te lá no meu blogue. Pode ser que não queiras responder-lhe, mas pelo menos aqui te deixo a informação para o caso de tu ainda não saberes disso. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Costumes muito semelhantes, apenas com outras designações.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Costumo dizer que neste nosso mundo existem vários tempos em simultâneo. Se nós estamos efectivamente no século XXI, há lugares do mundo que parece que ainda estão no passado e ir para lá é como voltar atrás no tempo.

    ResponderEliminar
  4. Não faço a mínima ideia do que sejam espartilhos,nunca ouvi falar nessa palavra!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não??
      Se calhar conhece com outro nome.
      Vou dar-lhe uma ideia visual: Scarlet O'Hara. No filme que em Portugal tem o título de «E Tudo o Ventou Levou». A cena em que ela está a segurar-se ao poste da cama, enquanto a Ama lhe aperta os cordões do... espartilho.

      Ainda existem espartilhos. Como lingerie sexy então são aos montes. Mas na Inglaterra Vitoriana TODAS as mulheres eram forçadas a usar um. Caso contrário eram encaradas como «mulheres soltas», ou seja, prostitutas. Até a criadagem tinha de usar. Era «moralmente obrigatório». Usavam 24h por dia, algumas até a dormir, outras até durante a gravidez. O espartilho comprimia os órgãos internos das mulheres, muitas vezes causando-lhes a morte por danos internos, prejudicando-lhes o útero e fertilidade. Foi um OBJECTO DA MODA E DA BELEZA que ainda hoje apela à vaidade feminina, mas que fazia um mal danado. Era para agradar os homens que as mulheres os usavam e porque ninguém queria ser considerada uma «prostituta» por não os usar. Pois só as prostitutas eram mulheres «demasiado atarefadas» e nem sempre os colocavam.

      Eliminar
    2. Obrigada pela tua explicação,pois,isso é realmente,muito triste,agora entendi o título da tua publicação,isso era,de facto,um enorme calvário!! Ainda bem que deixaram de usar isso,foi um enorme alívio para as mulheres deixarem de usar isso!! Boa semana,fica bem querida!!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!