quarta-feira, 9 de abril de 2014

Abolição do BOA TARDE

Gosto de dar os Bons Dias.
E por vezes dou o «bom dia» já de tarde.
Quando dou os votos de «bom dia» refiro-me às 24h que ele tem.


Hoje dirigi-me a um balcão de serviços e desejei os bons dias.
"Bom dia a esta hora? Quer dizer Boa tarde!" - diz a pessoa.

Fico a pensar nisto. Não é a primeira vez que me corrigem a respeito do cumprimento. Aliás, as pessoas tendem a fazer esse reparo. Como quem aponta o dedo a quem diz palavrão. Começo a achar que essa soberba é mais grave em termos de boa educação do que um «bom dia» desejado durante a tarde.

E fiquei a refletir nestas questões do "politicamente (in)correcto".

O dia tem 24h mas para os cumprimentos da praxe ficou estipulado dividí-lo em quartos. Temos a madrugada, a manhã, a tarde e a noite.

Não dizemos BOA MANHÃ.
Não dizemos BOA MADRUGADA.
Mas dizemos boa tarde e boa noite.
E depois dizemos "bom dia". Que nem faz parte dessa divisão por quartos. Ainda por cima ai de quem o use para as 24h que o dia dura. Ficou «reservado» para os momentos de luz, mas só até o meio-dia. Porque depois do meio-dia dizê-lo obriga a uma correcção imediata, como se tivesse sido pronunciado um disparate. Numa atitude de auto-censura estranha. É quase como achar que o conde drácula vai sair do seu caixão assim que a lua se põe, ou o gremling  reproduz uma prole de monstros ao ser alimentado depois da meia-noite.

Por isso acho que se devia abolir o BOA TARDE.
Só serve para atrapalhar. E não faz muito sentido. Ou se usa todos os quartos do dia ou nenhum! Sou contra a descriminação.

Acho que eu é que estou correcta eheh. Bom dia - para TODAS as 24 horas dele, ou boa noite, se alguém quiser particularizar o detalhe da falta de sol. Que vos parece?

Não acham estranho que nos dias de hoje a nossa sociedade (outras sociedades têm formas de se cumprimentar diferentes e também interessantes) ainda siga este padrão? É que tudo ficou menos convencional e banalizado. No entanto, no que respeita aos cumprimentos durante a tarde, ainda se mantém uma postura rígida, como se conseguisse ver as damas e os cavalheiros se cumprimentando a cada passo da caminhada do passeio: "boa tarde, tenha uma boa tarde", seguido da vénia. É um disparate notar esta convenção rígida e impregnada de censura.

Reflictam nisto e digam-me o que pensam. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!