segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chuva na calçada


Imagem original criada a partir de ilustrações retiradas da net.
Faz uma alusão satírica recorrendo à matriz de um logotipo de um programa de TV

Uma espreitadela à janela fez com que sentisse ainda mais forte a presença da Calçada Portuguesa na minha zona. Linda, branca, "quadriculada" transformando a paisagem em algo mais agradável e menos deprimente. Vislumbrei cada pedra dando-lhe agora mais valor. E porquê? Porque agora o seu futuro é incerto. O governo aprovou a remoção desta calçada porque, dizem eles, é necessário um piso melhor. Qual é que não sabem dizer. Se calhar para evitar que quem entenda do assunto apresente factos e dados que contra argumentem tamanha medida. Além da Calçada Portuguesa ser a identidade de um povo, ela é também arte. Mesmo a que não tem padrões ou figuras


Da minha janela vejo cada pedra no seu lugar sem fazer mal a ninguém. Nunca vi ninguém escorregar e cair - para mim isso nem devia ser aceite como argumento, de tão patético que é. Escorrega-se e se cai em qualquer lado, em qualquer piso, com calçado inapropriado então, uma pessoa põe-se a jeito. Mas na calçada portuguesa? Cada uma daquelas pedrinhas estão ali à décadas e nunca magoaram ninguém nem atrapalharam a vida a alguém. Da minha janela vejo-as todas alinhadas, bem colocadas, e os muitos transeuntes a passar em cima delas, subindo e descendo a inclinada rua, como sempre. ZERO quedas. 


Mas existem riscos de QUEDA sim. Como em qualquer piso e em qualquer parte. Talvez num pedacinho ínfemo algures. Agora na calçada inteira? Porque haveriam de querer remover quarteirões de pedra quando é tão mais fácil e prático fazer a manutenção das partes a precisar disso mesmo? Vão vender a pedra para o estrangeiro, é isso?

Aqui na zona não é na calçada Portuguesa que colocaria a minha "ficha" «potencial de piso acidentado». Uns degraus de pedra que toda a gente sobe e desce para ir para o outro lado da rua são, a meu ver, os maiores candidatos. Também existe uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas, mas não é que a maioria prefere subir os degraus? Estes são largos qb, o problema não está nas suas diminutas reduções. Mas não são totalmente regulares e estão sempre com água, quer esteja a chover quer não. Com a chuva são autênticos lagares, onde só num pedacinho pequenino se pode colocar o sapato sem o encharcar. Chegando ao topo, o piso é alcatroado. Mas tem  poças de água  à mesma. E as pedras da calçada? Não me lembro de ver poças por aqui. Presumo que é porque estão bem aplicadas e permitem um melhor escoamento das águas que outro tipo de pavimento parece não conseguir.

Mas tem uma zona da calçada aqui de casa que precisa de uma LIGEIRA reparação. São metros e metros dela e só um pedaço pedonal de acesso a um prédio necessita de reparação desde o vendaval de 2013 que derrubou árvores e estruturas. Um espaço de menos de um metro quadrado! Foi a queda de uma árvore (cada vez são menos e diminui a vegetação e assim o vento tem espaço livre para fazer mais estragos) que fez desprender as raízes que por sua vez levantaram as pedras da calçada e também as lajes de cimento do caminho pedonal que atravessa essa mesma calçada portuguesa. Sabem onde a água se aloja quando chove neste tipo de piso? Nas lajes de cimento. Então digam-me lá que tipo de piso é melhor que a calçada portuguesa porque até agora não vi nada. 


7 comentários:

  1. É triste, que isso aconteça, também por aqui já se vê a substituição da calçada portuguesa, por quadrados de
    cimento que de tão grandes acabam por partir, enfim...
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão triste Mira. O Povo não decide mesmo nada, não é mesmo? Os políticos fazem o que querem! Não estão a servir o povo, pois a maioria decerto é contra este absurdo!

      PS: Porque não chamar a atenção do povo e dos media para esse «novo» piso? Se está danificado mostrem! Para ver se param com o crime contra o património que estão a cometer! Se a intenção destes políticos residisse no bem estar da população não deixariam ruas inteiras cheias de prédios abandonados e comércio ao abandono. Não teriam estragado o sistema de saúde! Pedras... se as querem remover é porque têm um outro destino para elas que lhes agrada mais! (enche mais os bolsos cof, cof). Muuuuito triste.

      E contra isto onde estão as manifs e as petições?

      Eliminar
    2. Mira, e esses quadrados de cimento diferem no quê da calçada? São feios, são cinzentos, escurecem as ruas, ficam partidos e precisam de ser substituídos! Eu sei porque já vi num local e é horroroso. E o que vi até é bem pior. Em dias de chuva tinha de sair do passeio de blocos de cimento e caminhar novamente na rodovia de alcatrão para ter aderência e me desviar de um autêntico rio de água (mesmo). Portanto... CALÇADA SIM!!! Esta há cem anos que prova que é eficaz.

      Eliminar
  2. Este assunto é complicado. Realmente também não acho bem que a tirem mas por outro lado...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lado Claudia?
      É que ainda não vi esse lado.
      Aliás, ninguém fala desse lado. Os «idiotas» que vi falarem na televisão pareciam estar a tentar argumentar para com a malta que vê reality shows e papa tudo o que lhes é dito, quanto mais ridículo melhor. Alguém que me explique o que é melhor e o que é que vão colocar??

      Eliminar
  3. o Porto ficou horrível com a retirada da calçada e a colocação daquilo lá do Siza, perdeu o ar romântico da minha infância e ficou com um ar mais germânico do que algumas cidades alemãs, felizmente os edifícios sobreviveram, e os leões!
    Espero que o mesmo não aconteça em Lisboa, não compreendo esta coisa dos portugueses irem atrás de outras coisas em vez de valorizar o que têm de bom e representa a sua identidade. As pessoas não vêm ao Porto ou a Lisboa visitar uma cidade alemã vêm visitar uma cidade portuguesa, com calçada portuguesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de partir o coração. Mais um atentado à nossa identidade. Será que a Merkel é que pediu? Temos de obedecer e dizer «amén» aos credores da UE... :(

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!