sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que mais queres na vida?


Não sei se se lembram mas «antigamente» quando alguém nos perguntava o que mais queríamos na vida, ficava mal dizer “quero ser feliz”. Parecia que isso seria uma admissão que não o éramos e essa exposição de fragilidade não era recomendável, pelo menos na adolescência. Ia gerar comentários do tipo: «Ahahah», «porquê? Não és?», «Tens algum problema?» e a temível: «O que se passa?».

Mas a internet veio mudar tudo isso. Quem não sabe do que estou a falar não vai saber entender. Só passou a ser aceitável assumir assim os sentimentos mais secretos e íntimos quando a blogosfera os tornou públicos em massa e depois vieram os blogues.

Não que não se pudesse dizer que se queria estar em paz, em sossego ou mesmo em felicidade mas não como resposta à pergunta directa e frontalO que mais desejas na tua vida”? A esta o habitual era mencionar os desejos materiais. Ninguém te ia aborrecer se a resposta fosse algo do género “quero comprar um carro”, “ter uma casa”, “casar” etc. Mas jamais «ser feliz». Era um pouco TABU.

Então das vezes que me atiraram com essa pergunta à cara, assim de froche, respondi qualquer outra coisa com um sorriso aparentemente normal nos lábios. Também posso ocasionalmente ter desconversado («sei lá») e minimizado a importância da pergunta e da resposta, recorrendo à ironia e brincadeira. A verdade é que, nem por uma única vez, disse o que realmente mais importância tinha para mim. A resposta sempre foi «SER FELIZ».

E enquanto a pessoa ia de rosto em rosto fazer a mesma pergunta, ninguém ousava responder: «ser feliz». Vinham os carros, as casas, o dinheiro, os bens materiais e as ambições profissionais e económicas, mas jamais esta que, para mim, é a verdadeira e imutável ambição.

6 comentários:

  1. É verdade! Temos a possibilidade de revelar coisas que mantínhamos reservadas, temos quem as ouça e o facto de o receptor da mensagem ser normalmente desconhecido deixa-nos mais confiantes para o fazer.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É uma nova forma de comunicar. Tão válida quanto a tradicional. O ouvinte virtual passa a fazer as vezes do amigo imaginário LOL

      Eliminar
  2. Adorei este post. É o mais visceral de nós. Sermos felizes deveria ser o único e derradeiro desejo das nossas vidas. Infelizmente, parece que estamos tão longe disso. É complicado ser-se feliz quando nos apercebemos que os valores se dissipam, que os bens materiais são o mais importante, que fugimos, cada vez mais, dos afectos... É assustador pensar que podemos transformar-nos em máquinas e que podemos já não ir a tempo de travar isso. Sei lá, pensar nisso, deixa-me melancólica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não desistir. Fácil não é e nem sempre trilhamos o caminho que sabemos levar a Ela. Mas não desistir é a "lição" que retirei destes anos todos de «cabeçadas» nesta Terra :))

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!