sábado, 14 de novembro de 2009

Dia de S. Martinho

São Martinho já passou, mas uma observação ou duas ficou...




Chegava eu á noitinha ao terminal de camionetas do Campo Grande, quando me espanta ver uma fila de pessoas por entre um fumo intenso. Sigo com o olhar da última até a da frente e verifico que é fila para comprar castanhas! É dia de S. Martinho, não é de estranhar que as pessoas queiram provar castanhas... mas de noite, FILA para pagar CARO meia-dúzia ou uma dúzia de castanhas no Vendedor Ambulante... que lucro aquele homem não teve só nessa hora!

Outra coisa que S. Martinho ainda me revela é que verifico, com espanto, que a maioria das pessoas desconhece que pode fazer castanhas no microondas. Também não sabia? Pois vá já experimentar, caso tenha comprado algumas e tenha ainda em casa.

Ficam deliciosas (pelo menos assim afirmam as pessoas que as comem depois de eu as fazer). Tão ou melhor que as assadas, por mais tradicional que seja o método. A verdade é que uma boa castanha, bem assada, parece já não existir... algo se perdeu, que o sabor não é mais o mesmo. Mesmo comprando-as nos vendedores ambulantes ou tentando reproduzir a assadura tradicional com carvão e um recepiente próprio no quintal de casa, a verdade é que não sabem tão diferente das do microondas... que todos me dizem ser deliciosas e perguntam como se faz!

Portanto, já sabe: castanhas no microondas: não suja, não polui, não deita mau cheiro.... e sabem bem!

2 comentários:

  1. No micro-ondas?!? E perder o gosto tradicional do carvão? Perder a hipótese de apanhar uma doença qualquer por causa dos bichos que andam nos armazéns onde carrinho e castanhas são guardados? Nem pensar!

    ResponderEliminar
  2. Experimenta primeiro. Comenta depois. Via lá... experimenta!

    Receita:
    Num prato, colocar 8 a 12 castanhas golpeadas e cheias de sal (afundadas nele). Potência máx. do microondas. Tempo: 2m. Mas vigia sempre. O cheiro denuncia o "ponto" antes de tudo o resto.

    Quando se acabou o carvão, fiz o "petisco" no micro e o pessoal devorou-as com mais gosto e gula que as anteriores. Choveram elogios! (Ás castanhas, claro!)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!