Ter casa própria e uma necessidade que me bateu a sério pelos 16, 18 anos.
Não por grandeza mas por sentir que precisava do meu próprio espaço onde pudesse ter sossego e crescer interiormente.
Imagino-me a concretizar isso com 16 e sei que teria sido um sucesso. Aos 16 há imensa coisa que não se sabe. Mas dá para aprender. Sei que ter essa e outras responsabilidades bem cedo teria sido benéfico para mim. O principal benefício é que teria me feito crescer em todo os aspectos. Principalmente em alguns que até hoje não se desenvolveram.
Eu teria sido... Eu. Mais eu. A pessoa de quem as vezes sinto saudade, a que podia ter existido mas não. Parte do que sou e muito expressei neste blogue não teria existido.
A pessoa que deixa e permite tanto abuso... Não teria saído tanto assim. Teria sabido cortar logo pela raiz esses males, antes destes se propagarem.
Agora estou a refletir na REALIDADE.
Que vou partilhar aqui convosco pela primeira vez.
Estou a pensar comprar casa.
Vocês todos que já passaram por essa fase respondam-me apenas ao seguinte:
Se fosse hoje o que optariam por fazer?
Sendo que têm algum dinheiro poupado. Que pode servir para viajar e dar alguns mimos mais caros. Já não precisam de casa para crescer na vossa independência ou para constituir família.
Não tem prestações de NADA para pagar. Nada de seguros, nem de vida, nem de carro, nem de casa. Nada de prestações para pagar TV, telemóvel, carro... Nem sequer cartão de crédito.
São livres de dívidas e tem dinheiro no banco. Não muito mas razoável.
Ainda assim iam comprar casa? E com isso se endividarem para além da idade da reforma, vivendo de tostões contados e se calhar a fazer uma dieta alimentar mais pela imposição das circunstâncias do que outra coisa?
Iam optar por esse sacrifício agora pelo bem estar de morar em casa própria?
E voltar a sentir o gosto amargo como uma moeda de níquel que é não ter dinheiro suficiente para pequenas coisas? Provavelmente a ter de pedir empréstimos para arranjar a mais mínima avaria que a casa necessitar. Telhado, canalização, eletricidade
Decerto já passaram por tudo isso. Imaginem agora ter de optar por comprar casa e ficar endividado para além da vida ou ficar com algum dinheiro no bolso.
Opiniões?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!