quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Considerações soltas (3) - adenda

A respeito do Considerações Soltas 3...
Faz tempo que venho querendo fazer uma «adenda».

Então dizia o post: «Não recordo se alguma vez li Margarida Rebelo Pinto mas ainda assim arrisco dizer que só pode ser melhor que José Luis Peixoto. É que cada vez que leio no mural de facebook um dos seus textículos que incessantemente surgem em spam publicitário, aquilo tem efeito de sonífero e forçar a leitura quase que induz ao vómito. »

Pois prestei mais atenção às sugestões publicitárias no mural do facebook e fiquei na dúvida. Acho que enganei-me no alvo (mea culpa, mea maxima culpa). Scratch José Luis Peixoto (também nunca li, es verdad) e substituam por Pedro Chagas Vieira Freitas.

Eis o que aparece no mural:











Não só é autor como se desdobra a dar workshops, publicar livros de terceiros e a apresentar "soluções criativas" para slogans, discursos, estratégias de marketing e por aí fora...

Uau!


Nota: salvaguarda para o detalhe de não ter lido nenhum dos mencionados (que me lembre), pelo que fique claro que as opiniões têm como base os textos publicitários que surgem no facebook. É um meio de comunicação e divulgação que está a ser usado para auto-promoção e vendas, não só de livros como de serviços. Pelo que é legítimo que o que é fornecido por ali, seja alvo de análise crítica.

15 comentários:

  1. Parece que temos aí alguém que sabe escrever qualquer coisa. Só que entre o escrever e o corresponder à escrita na vida real pode ir distância abissal...

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, não conheço Pedro Chagas Freitas, nunca ouvi falar em tal pessoa, agora compreendo porque nunca ouvi, pelo que li por aqui, este é mais um daqueles com enorme cultura ignorante, ai....meu povo, quanto eu gosto de ti e da tua humildade.
    Resto de boa semana,
    AG

    Não sou esperto nem bruto
    Nem bem nem mal educado;
    Sou simplesmente o produto
    Do meio em que fui criado.

    António Aleixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande António Aleixo :)
      Obrigada AG, por esta sua rica contribuição.

      Eliminar
  3. Por acaso, quando vi o outro post, lembrei-me logo deste senhor.
    Já agora, ele é Pedro Chagas Freitas. :) Não Vieira. Não é que interesse muito, é só para poder corrigir, se quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem eheh. Dizem que à terceira é de vez e olha que ao fim de duas «correcções» sem necessidade já estava a sentir falta de ter realmente uma falha para corrigir :)

      Já corrigi mas como não sou de enganar ninguém e para mostrar o apreço pela observação, mantive o erro anterior.

      Grande gaffe ehehe, o nome do homem escarrapachado nas imagens e eu a insistir em dar-lhe o nome Vieira. Não sei porquê... Deve existir um Vieira que tenho mais em consideração :)

      Abraço K.

      Eliminar
    2. E fizeste a associação correta, sem saberes que também eu me referia a esta pessoa mas fiz a associação errada.
      Erro «corrigido» ehehe.

      Um dia terei de ler todos estes autores, para entender se a impressão que ficou grudada é real... Um dia. Não tenho pressa :))

      Eliminar
    3. Ora, deixe lá. Eu gostava de me dar ao luxo de me enganar no nome do homem, mas há quem o adore e me chateie com isso. É verdade! Assim, é difícil.

      Quando tinha o facebook, era sempre um revirar de olhos, quando via a foto dele. (Porque, quem tem amor à sua pouca sanidade, já nem lê os excertos.)

      Beijinho

      Eliminar
    4. Confesso que foi o muito revirar de olhos (depois destes apanharem parte das "pérolas") que me conduziram à ideia de fazer o post.

      Eliminar
  4. É impressão minha ou quiseste escrever "textinhos" e saiu-te "testículos" logo no início do post? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem uma coisa, nem outra. Escrevi textículos. É uma expressão engraçada e acho que se adapta. Devo ter lido algures e registado... Sei que a autoria não é minha :), podia levar crédito por ela, mas tenho de ser honesta: não a inventei. Repare bem o quanto é uma palavra inteligente, eheh.

      Eliminar
  5. Já li Margarida Rebelo Pinto, não me aquece nem me arrefece. Foi apenas um livro que li por curiosidade, mas não desgostei de todo...enfim. Já o Chagas não conheço, já ouvi falar mas estou com medo confesso lol

    ResponderEliminar
  6. Não conheço o personagem.
    E também não estou muito motivado para conhecer, confesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu exagerei quando disse que induzia ao sono. Não é verdade, passa-se de imediato ao vómito. Com estes exemplos a motivação é zero, Pedro.

      Eliminar
  7. Nunca li Margarida Rebelo Pinto.
    José Luís Peixoto, infelizmente, só crónicas.
    Do tal senhor Pedro Chagas Freitas, antigamente aparecia muito na minha página inicial. Mas à bastante tempo que não o vejo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, acho que se pode concluir que o Chagas é bom numa coisa: na promoção de forma abusada da sua página no facebook. Para «contaminar» desta forma os murais das pessoas...

      Esse talento tem. Os outros que tanto quer passar... Fica a questão.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!