sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dia do quê?!?! (datas comemorativas)


Mas que «vírus» é esse que vi a circular pelo facebook a dizer que foi dia dos irmãos?
MAIS uma data para «comemorar»? Mais presentes para «oferecer»? 

Se o pessoal não começar a abrir a pestana num tarda só abre a carteira porque isto de celebrar todos os dias como sendo o dia de algo e correr às lojas para lá deixar algum numa lembrança qualquer é exatamente o que o comércio e os empresários pretendem com o ênfase dado aos "dias de..."

Cá por mim fico-me pelos dias da praxe para fazer oferendas:
Aniversários, Natal, dia do pai e da mãe.


Na Páscoa já há muito que não ofereço amêndoas. Nem tem muito sentido. Os putos de hoje também se não receberem euros não consideram nada que lhes seja dado um bom presente de Páscoa. Nos aniversários querem dinheiro, no Natal querem coisas específicas ou... dinheiro. Sempre «lutei» contra essa mania de dar dinheiro por comodismo, para ficar bem no retrato e por preguiça de ter de pensar no que oferecer aos outros. É um hábito que cria um vício desgraçado. 


A sério, não se ponham a inventar de ir a correr para as lojas gastar dinheiro em porcarias só porque é "dia de...". Conheço quem já não dê nada a não ser um telefonema da praxe a desejar um feliz dia - já para não gastar o pilim e isto em dias que são há muito especiais e com tradição, como o dia do pai e da mãe. Por isso não inventem, ou quem ganha dinheiro à pala disso são as companhias telefónicas. Penso que nem as floristas ganham mais dinheiro!


Um presente tem de vir do coração, não necessariamente de uma data do calendário. E a ser do calendário, que seja especial, como os aniversários, para que possa vir do coração. Agora constantemente? Poupem-me!

Tenho ali o presente para o dia das mães, dei o do dia dos pais, irei dar nos aniversários da família, depois no Natal e quando e se me apetecer. Mas oferecer presentes porque é páscoa, porque é férias de páscoa, porque vai começar o verão, porque a criança passou mais um ano, porque é dia do irmão, da sogra, do cão, do piriquito, dos peixinhos dourados.... lol e lol.

1 comentário:

  1. Estou inteiramente de acordo, até porque os "dias de" são sempre que quisermos e não têm de ser necessariamente associados a um gasto económicos. Dias do pai ou da mãe podem perfeitamente ser passados com os respetivos, a passear ou a fazer outra qualquer atividade com significado, em vez de serem 15 minutos a dar um presente.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!